• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 31/07/2017
Ensino Fundamental

Vídeo de estudantes de Barretos vence concurso Lygia Fagundes Telles

Eleição foi aberta a alunos da rede estadual paulista para homenagear a autora brasileira

Um grupo de cinco estudante do 2º e 3º ano do Ensino Médio da E.E. Prof. Darcy Silveira Voz, em Barretos, foi o vencedor do concurso “Especial – Lygia Fagundes Telles”. O desafio foi lançado a estudantes dos Anos Finais (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1 a 3ª série) para contar em vídeo a história e vida da autora. Os ganhadores receberão certificados e irão até à Academia Paulista de Letras, na capital paulista.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Todos os participantes foram livres para utilizar nos trabalhos recursos como fotos, desenhos, vídeos documentais, encenações de contos, entrevistas e o ‘draw my life’, quando o roteiro é contado com ajuda de desenhos. No caso do grupo de Barretos, o vídeo foi produzido com conteúdo explicativo e teatral, onde os alunos citaram trechos de algumas obras e vida da autora e depois encenaram as ideias. A gravação foi realizada dentro da biblioteca da própria E.E Prof. Darcy Silveira Voz.

Um dos membros do grupo vencedor, Igor Henrique da Silva Mendonça, 16, é aluno do 2º ano do ensino médio. O estudante conta que participar de um concurso desse tipo foi importante para adquirir mais conhecimento sobre a autora. Ele relata que o processo de produção do vídeo durou uma semana, entre elaboração de roteiro, gravação e edição. O jovem explica ainda que ele e seus colegas se aprofundaram na leitura dos livros de Lygia, para garantir a fidelidade do conteúdo gravado. “O meu preferido é Ciranda de Pedra, pela riqueza de detalhes que ele traz do começo ao fim”, conta. O resultado final foi exibido para todas as turmas da unidade dos alunos.

Para escolher o vencedor, os estudantes, professores e famílias puderam votar no vídeo favorito. Foram 10 trabalhos inéditos criados por estudantes em homenagem a uma das mais importantes escritoras brasileiras.

Imortal da Academia de Letras

Lygia Fagundes Telles é uma das mais importantes escritoras brasileiras. Imortal da Academia Brasileira e Paulista de letras, são mais de 30 romances e contos publicados, além de uma indicação ao Prêmio Nobel de Literatura. Suas obras já foram adaptadas para a televisão e teatro e traduzida para países como França, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Holanda, Portugal, Suécia, República Checa e Espanha.