• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 28/06/2017
Ensino Fundamental

Vídeos finalistas do Especial Lygia Fagundes Telles estão disponíveis para votação

Autores do vídeo mais votado visitarão a Academia Paulista de Letras

Os internautas têm até a próxima segunda-feira (3) para votar no seu vídeo favorito sobre a vida e a obra da escritora Lygia Fagundes Telles. Os vídeos finalistas do Especial Lygia Fagundes Telles – 2017 estão disponíveis para votação na página do concurso.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os autores do vídeo mais votado receberão um certificado e visitarão a Academia Paulista de Letras, onde Lygia Fagundes Telles ocupa a cadeira número 28.

O concurso tem como objetivos incentivar a pesquisa e a leitura e ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a Academia Paulista de Letras e a escritora Lygia Fagundes Telles. Puderam participar alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual de ensino.

Na primeira fase, cada escola escolheu até três vídeos para encaminhar à diretoria de ensino. Já na segunda fase, a diretoria de ensino selecionou apenas um vídeo para enviar à Secretaria Estadual da Educação. Por fim, a Secretaria da Educação do Estado elegeu dez vídeos finalistas.

Lygia Fagundes Telles

Contista e romancista, Lygia Fagundes Telles nasceu em São Paulo, em 19 de abril de 1923, mas passou a infância em Sertãozinho, Areias, Assis, Apiaí e Descalvado, onde o pai, o advogado Durval de Azevedo Fagundes, foi promotor público e delegado. A mãe, Maria do Rosário (Zazita), era pianista.

Voltando a residir com a família em São Paulo, a escritora se formou em Direito e em Educação Física na USP (Universidade de São Paulo).

Foi casada com o jurista Goffredo Telles Junior, do qual se divorciou, e, depois, com o ensaísta e crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes. Tem um filho, Goffredo Telles Neto, cineasta.

Autora de “As Meninas”, “Ciranda de Pedra”, entre muitos outros livros, Lygia Fagundes Telles recebeu diversos prêmios literários, como o Prêmio Jabuti e o Prêmio Guimarães Rosa.