• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 26/05/2016
Pais e Alunos

Você sabe usar a vírgula? Nós vamos te ensinar!

Tire todas as dúvidas sobre o uso correto da vírgula

Por mais simples que possa parecer, a vírgula é uma das regrinhas da Língua Portuguesa mais importantes que existem. O uso inequívoco dela pode mudar o sentido de uma frase e, consequentemente, de uma ideia. Além disso, textos escritos com vírgulas a mais ou a menos se tornam incoerentes. Veja abaixo a diferença do emprego da vírgula em duas frases iguais.

– Não vá a escola.
– Não, vá a escola.

No primeiro caso, sem o uso da vírgula, o pedido é para que o jovem não vá a escola. Já no segundo caso, com o uso da pontuação, torna-se um pedido para a respectiva pessoa ir à escola. Viu a diferença?

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Regras para o uso da vírgula

Para te ajudar ainda mais na hora de fazer a temida redação do vestibular ou da prova da escola, separamos três regras básicas que você precisa saber sobre o uso da vírgula. As informações são do site Guia do Estudante.

1) Marcação de pausas: além de dar coerência ao texto, o uso da vírgula nos ajuda a dar um “respiro” no texto. A melhor maneira de aprender esta regra é ler uma frase em voz alta.

2) Vírgula entre o sujeito e o predicado: em geral, a recomendação é que a pontuação seja utilizada em partes da narração onde o leitor precisa saber que algo diferente está ocorrendo. Portanto, não se recomenda que a vírgula seja colocada entre o sujeito e o predicado de uma frase já que o sinal serviria para “cortar” o processamento da informação para o leitor.

Mas existem exceções. No caso, a vírgula pode ser utilizada quando o sujeito é representado por uma oração subordinada substantiva, aquelas que são dependentes entre si, de modo que uma se subordina a outra para complementar ou determinar o sentido da frase. 

3) Vírgula antes da letra “e”: o uso da vírgula antes da vogal “e” só é permitida em três situações: quando a vogal liga duas orações na qual temos sujeitos diferentes, quando a vogal introduz a sequência de inúmeras orações ou termos e, por último, quando a letra “e” integra a expressão “e sim”. Veja:

Primeiro caso:

– Eu fui à escola, e a mamãe foi trabalhar.

Segundo caso:

O aluno se ofereceu, e pediu, e argumentou na aula.

Terceiro caso:

– A prova não era hoje, e sim amanhã.

Com todas essas dicas nós temos certeza de que você vai arrasar na hora de fazer uma redação!