• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 06/05/2015
Pais e Alunos

Você sabia que a Matemática está inserida em diversas tarefas do nosso dia a dia?

Em comemoração ao Dia Nacional de Matemática, a Educação mostra a importância dessa disciplina

Nesta quarta-feira (06), é comemorado o Dia Nacional da Matemática.  A data foi instituída com o objetivo de divulgar a disciplina como área de conhecimento, sua correlação com outras áreas, além de desfazer o estigma de que a área é complexa.  

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A Matemática é considerada uma disciplina básica em qualquer época e cultura. Ela é uma ferramenta fundamental em muitas áreas do conhecimento, como engenharia, física, química, biologia e ciências sociais.

Como a disciplina está mais próxima do que imaginamos, a Educação preparou um vídeo com algumas situações, nas quais a Matemática pode ser aplicada. Como o preparo do arroz, o prazo de validade dos produtos e, até mesmo, na quadra da escola. Confira no vídeo. 

Currículo de Matemática

A Secretaria da Educação orienta o trabalho desenvolvido  nas cinco mil escolas estaduais com um currículo para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio que fornece uma base comum de conhecimentos e competências, e permite que os professores criem um ensino articulado, pautado pelos mesmos objetivos.

Currículo de Matemática Oficial do Estado de São Paulo reforça em todos os assuntos estudados a meta maior de propiciar um tratamento adequado das informações, considerando o que é relevante para a construção do conhecimento.

“Através de suas Competências Norteadoras, a disciplina contribuirá para desenvolver no aluno o senso crítico e autonomia, tornando-o um cidadão preparado para prosseguir com os estudos em nível superior e também para o mundo do trabalho, cultura, ciência e tecnologia. A soma desses fatores resulta no preparo para enfrentar os problemas da vida”, reforça Vanderley.