• Siga-nos em nossas redes sociais:

Planejamento Estratégico

Com o objetivo de entregar para a sociedade paulista uma educação pública para o século XXI de excelência e com equidade, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc) apresenta o plano estratégico para o período de gestão 2019-2022.

Acesse o Plano Estratégico aqui

Nesse plano, são traçados os objetivos que nortearão o trabalho de toda a equipe da secretaria: da unidade central, das diretorias de ensino e das escolas.

Alinhados aos objetivos estratégicos, foram estabelecidos indicadores e metas que permitirão acompanhar o esforço de toda a rede estadual e avaliar o alcance gradual dos resultados esperados.

As metas foram definidas em consonância com o Plano Nacional de Educação (2014-2024), Lei no 13.005/2014, com o Plano Estadual de Educação (2016-2026), Lei no 16.279/2016, e com o Programa de Governo da Gestão do Governador João Agripino da Costa Doria Júnior. Com o intuito de organizar e concretizar as ações necessárias para o alcance dos objetivos, foram definidos projetos prioritários.

O plano estratégico foi elaborado com base no diagnóstico da educação paulista e na escuta de gestores, equipes técnicas, dirigentes, diretores, professores e estudantes. Serviram de subsídio para a concepção do plano: estudos acadêmicos; dados de fontes secundárias; relatórios internos; planos de melhoria construídos pelas diretorias de ensino; contribuições de especialistas da área de educação; propostas e sugestões colhidas em um processo de escuta da rede.

O processo de escuta ocorreu por meio de grupos focais, entrevistas com dirigentes, questionários preenchidos por professores e estudantes, reuniões de trabalho e, em grande medida, durante o Encontro com Dirigentes, Supervisores e Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico (PCNP) das 91 diretorias de ensino, realizado nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2019, que contou com cerca de 400 pessoas, e durante o Encontro Regional de Diretores Escolares, ocorrido nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2019, do qual participaram cerca de 1.500 pessoas.

Posteriormente, foi realizado o Seminário de Planejamento Estratégico, entre os dias 5 e 6 de abril de 2019, no qual gestores da secretaria, integrantes do Conselho Estadual de Educação (CEE), membros do Conselho de Gestão, especialistas convidados, representantes de dirigentes de ensino e de diretores de escola debateram as prioridades da Secretaria para os próximos quatro anos.