Exames Supletivos

20120827im3m_eja_ee_jos_chediak_michida_620

O objetivo dos Exames Supletivos para Ensinos Fundamental e Médio é possibilitar a jovens e adultos que estão fora da escola ou da idade regular de ensino a possibilidade de obter a certificação escolar.

Os jovens e adultos que prestaram o Exame Supletivo, realizado no dia 21 de outubro, já podem realizar a consulta dos resultados. Para obter o certificado de Ensino Fundamental ou Médio, os candidatos precisavam acertar mais de 50% em cada uma das áreas do Exame, além de terem atingido a nota mínima de 5 pontos na redação, que valia 10 pontos.

- Acesse aqui a consulta de resultados

20121024_exame_supletivo_requisito_aprovacao2_620_620

Vale ressaltar que, independente do desempenho do candidato, ele deve cumprir com essas duas regras para não ser automaticamente reprovado.

Tire suas dúvidas sobre o resultado do Exame Supletivo

Caso o candidato tenha obtido a aprovação parcial no Exame Supletivo (por exemplo, alcançou a nota mínima em apenas duas das quatro provas), poderá solicitar o Atestado de Eliminação referentes as áreas que obteve nota mínima. O candidato não será certificado até que obtenha a aprovação em todas as quatro provas.

Ele poderá concluir seus estudos através de outros exames de certificação – ENEM (para o Ensino Médio), ENCCEJA (para o Ensino Fundamental) ou através do CEEJA – Centro Estadual de Educação de Jovens  e Adultos. Basta solicitar o Atestado de Eliminação de áreas, junto à Diretoria de Ensino da sua região, e apresentar no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos no momento da matrícula.

- Veja aqui o gabarito

Emissão de Certificados e Atestados

Os aprovados nas quatro áreas do conhecimento podem retirar o Certificado de Conclusão mediante apresentação do original do RG e do CPF, na escola em que realizaram a prova. Já os aprovados que eliminaram disciplinas, devem entregar o pedido na escola, acompanhado de cópia do RG e do CPF e dos atestados originais de eliminação de áreas para que o certificado seja expedido.

Quem precisa de atestados de eliminação de áreas também deve entregar o pedido na escola onde realizou a prova, juntamente com cópia do RG e do CPF. A Diretoria de Ensino correspondente enviará o pedido ao Centro de Aplicação de Avaliações para análise e emissão do documento.

Recursos

Quem pretende entrar com recursos deve fazê-lo no site da Vunesp, em até 10 dias úteis a contar da data de divulgação dos resultados. A Vunesp fará a análise e divulgação dos resultados dos recursos também no prazo de 10 dias úteis, contados a partir da data de recebimento do pedido.