Subsecretaria de Articulação Regional

20120903_herman_polos_rio_preto_rlasci_05_sareg_home_620

A Subsecretaria de Articulação Regional (SAREG) foi criada em julho de 2011, a partir da reestruturação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que teve início no mesmo ano. A medida permitiu a reformulação do antigo modelo, que esteve em vigor por 35 anos.

Com a nova estrutura, as funções executadas anteriormente pelas coordenadorias de Ensino da Grande São Paulo e do Interior foram absorvidas por novas áreas, entre elas, a Subsecretaria de Articulação Regional.

Nesse contexto, o órgão tem entre suas atribuições estabelecer um contato próximo entre as 91 diretorias regionais de ensino distribuídas pelo Estado e os órgãos centrais da Administração.

A SAREG tem papel importante na implantação das diretrizes e políticas educacionais, principalmente as que envolvem a gestão e o currículo. Para isso, o órgão coordena, planeja e acompanha o trabalho realizado pelas regionais, além de analisar e avaliar seu desempenho.

Ainda entre suas atribuições, a SAREG deve garantir o atendimento das demandas colocadas pelas diretorias de ensino e assessorar o secretário da Educação nessa missão.