Centros de Estudo de Línguas (CEL)

2012503_curso_chines_confucio_rlasci_04_620

Os Centros de Estudo de Línguas, direcionados aos estudantes da rede estadual de São Paulo, proporcionam ao aluno a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

Em todo o Estado há mais de 200 CEL em funcionamento. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.

Podem se inscrever estudantes da rede estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para o cadastro, os interessados, ou seus responsáveis, quando o aluno for menor de idade, devem comparecer às unidades que oferecem os cursos, portando cópia do RG e declaração de matrícula da escola de origem.

Os cursos são ministrados por professores diplomados e possuem seis módulos semestrais, com duração de três anos. A única exceção é o curso de inglês, que possui dois módulos, com duração de 1 ano. Ao término de cada curso o aluno recebe o certificado de conclusão.

Para saber quais unidades de ensino possuem Centros Línguas, os interessados devem entrar em contato com a Diretoria de Ensino mais próxima de sua residência e se informar sobre a disponibilidade de cursos e vagas.

Em 2012, cerca de 69 mil vagas foram preenchidas em cada um dos dois semestres do ano letivo e no primeiro semestre de 2013 cerca de 65 mil alunos foram atendidos.