Escola Virtual de Programas Educacionais - EVESP

evesp_pagina_620_620

Com a proposta de inserir cursos de idiomas e outras iniciativas de maneira prática na vida dos estudantes das escolas estaduais paulistas, foi criada a Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP).

- Acesse aqui o novo site da EVESP

No site da Evesp, plataforma oferecida pela Secretaria da Educação, os alunos da rede estadual de ensino tem acesso a cursos online gratuitos sobre diferentes temas.

Na página inicial, o site traz informações como resumos e inscrições para os cursos disponíveis e vídeos com os destaques da Escola Virtual. Também estão disponíveis links para redes sociais da Secretaria da Educação do Estado e enquetes.

Além de oferecer acesso ao ambiente de aprendizagem, a plataforma virtual também oferece outros serviços para os jovens matriculados nos cursos. Entre eles, uma rede social na qual o estudante poderá consultar seu histórico escolar e acompanhar as etapas do curso.  A interface permite, ainda, que o aluno escolha a aparência do site de acordo com seus gostos pessoais.

Ensino de inglês e espanhol

Somente em 2013, por meio da iniciativa, 55 mil jovens tiveram a oportunidade de aprender inglês e espanhol no ambiente virtual de aprendizagem, apresentado em uma plataforma lúdica e dinâmica. O principal diferencial do curso é a mobilidade que ele garante aos jovens, que podem acessar a plataforma de qualquer computador, na hora em que desejarem realizar suas tarefas.

Os cursos têm o objetivo de proporcionar desenvolvimento linguístico aos jovens, ampliando suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Durante as aulas, os alunos são acompanhados por tutores, presencialmente ou online, que os ajudam a completar suas atividades e esclarecem suas dúvidas.

Os cursos Inglês Online e Espanhol Online são oferecidos gratuitamente para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos da rede estadual de ensino. Além disso, os mais de 300 mil servidores da Secretaria da Educação e 9,5 mil funcionários do Metrô de São Paulo também têm acesso gratuito ao curso virtual de língua inglesa.

Aprendizado online

A EVESP ainda oferece, em seu ambiente virtual de aprendizagem, o cursinho de preparação para o vestibular online. Essa ferramenta está disponível para 1,8 milhão de alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino paulista.

A plataforma ainda conta com o curso Inglês Online acessível para alunos cegos e surdos. O conteúdo foi todo disponibilizado com recursos de acessibilidade, com vídeos com audiodescrição e também janelas em libras. Também é oferecido pela EVESP o curso de Libras Online, voltado para estudantes com e sem deficiência auditiva.