Vence

img_header_ensino_medio_tecnico_620

O programa que articula o Ensino Médio da rede estadual ao Ensino Técnico está de cara nova. Com o nome Vence, a iniciativa traz duas grandes novidades para os estudantes de escolas estaduais paulistas. A primeira delas é a expansão do programa para todos os municípios do Estado – antes a iniciativa era destinada apenas para cidades com mais de 40 mil habitantes, que somavam 155 municípios.  

O Vence também expandirá seu público alvo. Antes, apenas alunos da 2ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podiam aderir à modalidade concomitante, aquela na qual o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o curso técnico à parte, em uma instituição conveniada. Em 2013, essa possibilidade será aberta também aos jovens da 3ª série do Ensino Médio.

Modalidade concomitante

Para 2013, está prevista a abertura de mais 20 mil vagas para a modalidade concomitante do programa Vence.  Neste modelo, o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o curso técnico à parte, em uma instituição conveniada. A Secretaria da Educação planeja investir, para possibilitar esta nova oferta, mais de R$ 100 milhões no próximo ano.

Vale lembrar que o Vence, na forma concomitante, já atende 24 mil estudantes da rede estadual paulista. Destes, cerca de 15 mil concluirão seus cursos técnicos já em 2013. Esses jovens puderam escolher entre 56 cursos de formação profissional, oferecidas por 174 instituições de ensino técnico credenciadas pela Secretaria da Educação.

Vale lembrar que o programa, implantado no ano passado, atende alunos em 336 cidades distribuídas pelo Estado de São Paulo.

Modalidade integrada

Na modalidade integrada do Vence, os estudantes do Ensino Médio têm o curso regular integrado ao Ensino Técnico nas escolas estaduais. Esses cursos são ministrados em parceria com o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de São Paulo. Atualmente, o modelo está implantado em 53 unidades de ensino distribuídas pelo Estado e oferece 21 tipos diferentes de cursos. 

Para 2013, a modalidade contou com a abertura de mais 2,5 mil vagas e a adesão de outras 24 escolas ao programa. Foram oferecidas vagas em 15 diferentes cursos, como Administração, Comunicação Visual, Design de Interiores, Edificações, Eletrônica, Nutrição e Dietética, Química e Serviços Jurídicos, entre outros.

Acesse o site