Acesso à capacitação profissional

Programa da Educação voltado à formação continuada de profissionais da rede estadual de ensino

Oportunizar a formação continuada com o intuito de garantir a melhoria da qualidade de ensino é o objetivo do Programa Rede São Paulo de Formação Docente - REDEFOR. O programa é voltado à capacitação profissional de educadores da rede estadual, pertencentes ao Quadro do Magistério, em diversas áreas do conhecimento.

A iniciativa é desenvolvida por meio de convênios com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). As instituições são responsáveis pela promoção de cursos de formação continuada aos profissionais do Quadro do Magistério. Todo o conteúdo dos cursos é acompanhado por especialistas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, de forma a garantir o atendimento da demanda da rede e ao Currículo do Estado de São Paulo.

Mais de 25 mil profissionais obtiveram acesso à especialização universitária por meio do REDEFOR em sua primeira e segunda edição, entre os anos de 2012 e 2013.

Entre 2014 e 2016 foram, ainda, desenvolvidos os cursos do Programa REDEFOR Educação Especial e Inclusiva, uma parceria entre a SEESP e a UNESP, tendo como objetivo principal a formação continuada dos professores e gestores escolares para o atendimento especializado dos Estudantes Público Alvo da Educação Especial – EPAEE, com mais 1.599 educadores envolvidos.