Aluno como foco

Aprimoramento da progressão continuada reestrutura ciclos do Ensino Fundamental

Em 2014, a rede estadual de São Paulo passou a ter três ciclos no Ensino Fundamental. Com a mudança no sistema de progressão continuada, essa fase da escolaridade fica dividida em três etapas: do 1ª ao 3º ano, do 4º ao 6º ano e do 7º ao 9º ano.

Antes, o Ensino Fundamental estava dividido em duas etapas, os anos iniciais, do 1º ao 5º ano, e os anos finais, do 6º ao 9º ano. Com a nova formatação em três ciclos, os estudantes poderão ficar retidos três vezes ao longo do Ensino Fundamental, ao final de cada uma das etapas. Esses estudantes passarão por uma recuperação intensiva, ao longo de um ano, onde farão a revisão dos conteúdos com estratégias pedagógicas diferenciadas e específicas, de acordo com as suas necessidades

As mudanças não alteram o Ensino Médio. Nessa etapa da escolaridade, o sistema é seriado, ou seja, o aluno pode ficar retido ao final de cada um dos três anos do Ensino Médio.

A reorganização da progressão continuada foi pensada em conjunto com os servidores da rede estadual de ensino, durante mais de 70 reuniões, iniciadas pelo secretário Herman Voorwald em 2011. As conversas resultaram na elaboração de um documento, que serviu de base para a construção do novo plano de ensino.

Ensino Fundamental passa a ter 3 ciclos
Reorganização mudou a vida escolar de 2,5 milhões de alunos
Novo modelo foi estruturado durante mais de 70 reuniões com os servidores
Infográfico sobre a Reorganização da Progressão Continuada mostrando como era o projeto antes e como ficou agora