Prevenção e saúde ocular para os alunos

Alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental recebem acompanhamento oftalmológico

Crianças de 6 a 7 anos, matriculadas no primeiro ano do Ensino Fundamental nas escolas da rede pública estadual recebem acompanhamento para a prevenção e recuperação da saúde ocular, por meio do programa Visão do Futuro.

Os professores são treinados para realizar testes de acuidade visual em sala de aula. Todos os alunos que apresentarem dificuldade de leitura, sintomas ou sinais de doenças oculares são encaminhados para consulta com especialistas nas unidades de saúde do Estado.

Após a consulta, as crianças que necessitarem receberão pares de óculos. Os alunos que precisarem de acompanhamento serão encaminhados para tratamento especializado. O acompanhamento é feito até o 2º ano do Ensino Fundamental, quando as crianças que já receberam óculos passam por uma nova avaliação nos mutirões de saúde promovidos pelo programa.

O Programa Visão do Futuro é uma iniciativa das secretarias da Educação do Estado e município, em parceria com o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural e Social do Estado de São Paulo (FUSSESP) e Secretaria Estadual de Saúde.

Entre 2009 e 2013 foram entregues
35.970 pares de óculos aos alunos
687 mil alunos foram avaliados em sala de aula
89.189 alunos participaram das consultas com especialistas
atualizado em agosto de 2014
Infográfico que mostra dez indícios de que criança precisa de óculos

*Para alunos do 1° e 2° ano da rede estadual e municipal é oferecido o programa Visão do Futuro

Últimas Notícias