• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 05/01/2009
Últimas Notícias

‘Caça talentos’ acerta e identificação de superdotados cresce 5 vezes nas escolas estaduais

Educação estadual montou projeto para dar suporte a estes alunos, identificando-os e direcionado seus estudos A Secretaria de Estado da Educação acaba de finalizar levantamento sobre o projeto “Caça Talentos”, […]

Educação estadual montou projeto para dar suporte a estes alunos, identificando-os e direcionado seus estudos

A Secretaria de Estado da Educação acaba de finalizar levantamento sobre o projeto “Caça Talentos”, que em 2007 iniciou o treinamento de professor para identificação e direcionamento de estudos de alunos superdotados. O animador resultado aponta para 397 estudantes, cinco vezes mais que os 79 identificados em 2007.

Há cerca de 1 ano e meio a Secretaria encerrou a capacitação de 270 professores. Por cerca de um ano os profissionais foram treinados. A iniciativa pretendia exatamente identificar alunos superdotados, focando o aprendizado em temas que fossem necessários ao cotidiano dos alunos. Até então os alunos superdotados da rede estadual de educação eram identificados pelo “feeling” dos professores.

“O resultado é enorme. Estamos felizes com a identificação de cinco vezes mais alunos. Superdotado não é aquele estudante que tem facilidade de memorizar fórmulas e decorar datas, como a maioria pensa. O perfil desse aluno envolve muito mais a combinação de sensibilidade, criatividade e capacidade de criar e propor soluções novas para problemas na sala de aula”, afirma Maria Elisabete da Costa, diretora do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (Cape), órgão da Secretaria responsável pela capacitação dos professores.

A capacitação dos educadores resultou no livro “ Um olhar para as altas habilidades: construção de caminhos”, um manual para que as escolas possam identificar ainda mais estudantes superdotados. O manual está sendo entregue a todas as escolas estaduais.

“É importante que todo o potencial do superdotado seja explorado. Ainda é preciso identifica-lo corretamente, integrá-lo aos colegas e à escola”, diz Maria Elisabete.

Algumas características de estudantes superdotados

· Alto grau de curiosidade

· Boa memória

· Atenção concentrada

· Persistência

· Independência e autonomia

· Facilidade de aprendizagem

· Criatividade

· Iniciativa

· Liderança