terça-feira, 23/09/2003

‘Rede do Saber’ participa de evento internacional de processamento de informação

Projeto desenvolvido pela SEE/SP será apresentado durante workshop ‘Governo Eletrônico e Cidadania’ no 3.° IFIP No período de 21 a 24 de setembro de 2003, será realizado em Guarujá,  no […]

No período de 21 a 24 de setembro de 2003, será realizado em Guarujá,  no Hotel Casa Grande, o 3.° IFIP (International Federation for Information Processing)– Conference on Commerce, Business and Government. Na oportunidade, a Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo apresentará, em um dos workshops programados, o seu projeto ‘Rede do Saber’. A primeira edição deste evento aconteceu em 2001, em Zurique, Suíça e a segunda, em Lisboa, Portugal, no ano passado.

O trabalho intitulado “A Rede do Saber – Uma estratégia de implementação da política de Educação Continuada da Secretaria Estadual de Educação de são Paulo” será exposto durante o workshop ‘Governo Eletrônico e Cidadania: melhores práticas em Saúde, Educação, Segurança Pública e Governança’. O evento está programado para hoje, 23 de setembro, às 14h30, com apresentação da Prof.ª Beatriz Scavazza, Coordenadora Executiva do projeto.

O 3.º IFIP/2003 tem a realização de diversas atividades, como workshops, sessões técnicas, fórum de debates e exposição de painéis e pôsteres. O workshop no qual se apresentará o projeto da ‘Rede do Saber’ se propõe a discutir as mudanças do Governo quanto à forma de tratamento da informação, de como os seus funcionários vêem seus trabalhos e de como estes interagem com o público. Parte-se da premissa de que, para um projeto de governo eletrônico alcançar sucesso, é fundamental a parceria ativa entre governo, cidadãos e o setor privado, abrindo espaço para um dinâmico processo participativo entre todos os envolvidos. Nesse sentido, a tecnologia é uma poderosa ferramenta para a transformação e conscientização do cidadão.

‘Rede do Saber’ é um dos  meios utilizados pela ‘Teia do Saber’ e é a maior rede interna de alta velocidade do País. Trata-se de uma rede gestora de formação continuada para agentes educacionais, com capacidade para atender, ao mesmo tempo, 12 mil pessoas por dia, utilizando vários ambientes e abrangendo todas as 89 Diretorias de Educação do Estado.

A meta é manter atualizados e capacitados os 300 mil profissionais da rede estadual de educação de São Paulo, um trabalho com interferência direta na qualidade de ensino. A Rede do Saber conecta todas as Diretorias de Ensino por meio de uma rede de comunicações multimídia (Intragov) aos órgãos centrais e de apoio à Secretaria e  às universidades parceiras. Essa conexão é o que irá proporcionar a troca de conhecimento, uma rede de aprendizagem.

A Rede surgiu a partir da experiência do PEC-Formação Universitária, programa que graduou 6.200 professores da 1.ª à 4.ª série por meio de uma metodologia inovadora e com a utilização de mídias interativas. Toda a infra-estrutura implantada para o Programa foi expandida dando origem à Rede do Saber.

A gestão operacional está sob a responsabilidade da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação e da FCAV – Fundação Carlos Alberto Vanzolini. A Central de Operações da Rede do Saber está situada na Rua João Ramalho, 1546, Perdizes. Central de Atendimento: (11) 3866-1645/1646/1647, rede.saber@sp.gov.br

A primeira edição foi em outubro de 2001, em Zurique, Suíça e a segunda aconteceu em Lisboa, Portugal.