Projeto-piloto promove bate papo descontraído entre agentes de trânsito e crianças, com o objetivo de conscientizá-las sobre os cuidados que devem tomar nas ruas da cidade
Muito animados, os pequenos antecipavam-se às perguntas, na ânsia de serem os primeiros a responder as questões que os agentes de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) propunham. Em alguns minutos acompanhando a aula que os “marronzinhos” deram na E.E. Edmundo de Carvalho, localizada na zona oeste, na tarde do dia 29, era possível perceber a animação dos alunos com o tema. Apesar da pouca idade, se locomover pela capital paulista já faz parte do cotidiano de cada um deles.
“Eu aprendi que andar na faixa de pedestres é muito mais seguro e, também, que devemos olhar para os dois lados antes de atravessar a rua”, conta Guilherme Moura Pires, de nove anos, aluno do 5º ano da E.E. Edmundo de Carvalho. As dicas que Guilherme aprendeu foram passadas pelos agentes durante o bate papo com os alunos. A ação desenvolvida pela CET em parceria com a Secretaria da Educação ganhou o nome de “Marronzinho na Escola” e está em fase piloto. O projeto, que até o dia 2 de março passará por outras duas escolas estaduais, deve ser expandido gradativamente até alcançar toda a rede pública de ensino.
O operador de trânsito Oswaldo Carnevali foi um dos três profissionais que participaram da visita e conta como a animação dos estudantes tornou o trabalho gratificante. “Vemos que as crianças estão muito atentas ao que a gente fala para eles sobre a segurança da calçada, a faixa de pedestre e por onde eles têm que caminhar para ter segurança. Foi uma ótima experiência”, comenta. Os mesmos agentes das palestras também farão o trabalho de conscientização fora da escola, operando o trânsito da região.
Desde pequenos
De acordo com o CET, a faixa etária escolhida como público-alvo do projeto, cerca de 10 anos, se deve ao fato de as crianças dessa idade já começarem a ganhar autonomia em relação à sua própria circulação pela cidade. “Nas operações que fazemos em escolas, percebemos que muitas dessas crianças vêm sozinhas para a aula, por isso é importante conscientiza-las. Acredito que essa é uma forma de diminuir muito o número de acidentes e atropelamentos”, explica Carnevali.
Orientações importantes como circulação segura, travessia segura, transporte sustentável e o funcionamento dos diferentes tipos de semáforos, entre outros, são dadas aos alunos em um bate papo descontraído, com brincadeiras que tornam a informação ainda mais fácil de guardar na memória. Para Raquel Fernandes Brito, de 10 anos, que também cursa o 5º ano na E.E. Edmundo de Carvalho, a mensagem que fica vai além das leis do trânsito. “Nós temos que dar importância pra nossa vida”, afirma.