• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 24/07/2008
Últimas Notícias

1 milhão de estudantes estaduais terão acesso a museus, teatros e filmes

Secretaria de Estado da Educação fecha parcerias para lançar maior programa do Brasil para estudantes A Secretaria de Estado da Educação inicia neste segundo semestre o maior programa do Brasil […]

Secretaria de Estado da Educação fecha parcerias para lançar maior programa do Brasil para estudantes

A Secretaria de Estado da Educação inicia neste segundo semestre o maior programa do Brasil para levar cultura a estudantes. É o chamado Cultura é Currículo, que já de início tem objetivo de atingir cerca de 1 milhão de alunos, com visitas a instituições culturais, projeção de filmes e comparecimento a teatros. A expectativa da pasta é ampliar este número a cada nova fase.

O programa foi lançado nesta quinta-feira, 24 de julho, pelo governador José Serra e pela secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. Dividido em três projetos – instituições culturais, especialmente museus (Lugares de aprender: Escola Sai da Escola), teatros (Escola em Cena) e cinema (Cinema Vai a Escola) -, o Cultura é Currículo proporcionará aos estudantes experiências inesquecíveis.

Para o Escola Sai da Escola (museus e parques, entre outros), a Secretaria fechou, até agora,  parceria com 26 instituições culturais. Em 2008 atingirá as escolas da capital, passando em 2009 para a Grande São Paulo e interior. Os alunos irão visitá-las rotineiramente, sempre com acompanhamento de professores. Estes, por sinal, receberão materiais específicos para  preparar as visitas e para discuti-las depois. Todas as informações estão inseridas no currículo da rede.

Ainda para reforçar o conteúdo a ser aprendido nas instituições culturais, a Secretaria, em parceria com a TV Cultura, produziu 26 vídeos (um para cada instituição), para que os alunos se interessem pela visita e guardem as lembranças. Os vídeos são modernos e mostram histórias interessantes como chamariz aos alunos. Já neste mês entraram também na programação da TV Cultura, como divulgação dos “pontos turísticos” paulistas.

Para a área de cinema, denominada Cinema Vai à Escola, a Secretaria fechou a compra de 20 filmes ( veja lista abaixo ) em DVD, entre contemporâneos e antigos. Todas as escolas de Ensino Médio do Estado receberão os DVDs e materiais de apoio pedagógico como “Cadernos de Cinema do Professor” e o vídeo “Luz, Câmera… Educação”, para auxílio aos professores antes, durante e depois das sessões. Os temas prioritários dos filmes são: Ética e Cidadania, Meio Ambiente, Sexualidade, Drogas, Violência e Preconceito. O critério para seleção levou em conta os vários países onde há produção cultural e as diferentes escolas cinematográficas. Os alunos assistirão a documentários, etc.

Já para teatro, com o Escola em Cena, a Secretaria, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, quer proporcionar aos alunos do Ensino Médio e de escolas em tempo integral experiências de freqüentar espetáculos de teatro e dança articuladas ao desenvolvimento de conteúdos de Arte e outras disciplinas. A intenção é integrar alunos e professores em espetáculos teatrais e de dança. Trinta mil alunos devem participar do Projeto em 2008.

“O Cultura é Currículo irá proporcionar aos estudantes um ciclo de novas aprendizagens. Desta forma, a formação dos alunos não ficará restrita à sala de aula. Terão um novo horizonte”, afirma a secretária Maria Helena Guimarães de Castro. “Foram produzidos materiais de apoio para todas as atividades previstas, como guias, vídeos e um portal na internet que convida os professores a participar destas ações”.

Instituições de cultura parceiras

  1. Zoológico de São Paulo
  2. Instituto Butantan
  3. Viveiro Manequinho Lopes – Ibirapuera
  4. Planetário – Ibirapuera
  5. Museu Paulista
  6. Monumento à Independência
  7. Memorial do Imigrante
  8. Casa do Bandeirante
  9. Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla

10.  Museu Afro Brasil

11.  Memorial da América Latina

12.  Fundação Cultural Emma Gordon Klabin

13.  Museu de Arte Sacra de São Paulo

14.   Palácio dos Bandeirantes

15.  Museu da Casa Brasileira – MCB  

16.  Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB  

17.  Museu de Arte Moderna – MAM

18.  Museu Lasar Segall – MLS

19.  Estação Pinacoteca

20.  Instituto Moreira Salles – IMS 

21.  Museu da Língua Portuguesa  

22.  Pinacoteca do Estado/Parque da Luz  

23.  Centro Universitário Maria Antonia – CEUMA  

24.  Instituto Tomie Ohtake

25.  Paço das Artes

Filmes – cinema

*Diários de Motocicleta

*Final Fantasy

*Billy Elliot

*O Pagador de Promessas

*A Cor do Paraíso

*Cinema, Aspirinas e Urubus

*Putz, a Coisa Tá Feia       

*A Rosa Púrpura do Cairo

*Crash, no Limite

*Terra de Ninguém  

*O Planeta Branco

*Língua, Vidas em Português

*Crianças Invisíveis

*Bendito Fruto

*Vida de Menina

*Arquitetura da Destruição

*Frankenstein

*Narradores de Javé

*O Fim e o Princípio

* Luzes da Cidade