• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 19/01/2017
Pais e Alunos

#Inglês: 10 sites para aprender o idioma de forma gratuita

Dominar o idioma pode colocar você à frente de seus concorrentes numa entrevista de emprego

O inglês é um dos idiomas mais falado no mundo. Por isso, ela é muito importante para o profissional dar um upgrade no currículo. O idioma passou de exigência à obrigatoriedade, principalmente no meio corporativo. Pensando em te ajudar nessa necessidade, selecionamos 10 sites que ajudarão a estudar em casa e virar um bilíngue de mão cheia.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Se você já fala inglês, melhor ainda. As indicações a seguir são de sites para quem quer chegar ao nível avançado. As formas são as mais diversas, com opções de ensino por meio de vídeos, áudios, textos, quizzes e avaliações de todo tipo.

Agora, vamos parar de perder tempo e ir aos estudos:

5 minute English

As lições são apresentadas em forma de textos explicativos, em inglês, sobre o tema escolhido. Em alguns casos, os alunos são apresentados a uma lista de vocabulário específico que será utilizado e, após, podem responder entre quizzes e exercícios sobre o assunto. Em outros casos, só há a apresentação do vocabulário, sem prática. É um site com estilo bastante tradicional e com foco na estrutura.

ABA English

Este site só é válido para quem está acompanhando o curso. Na seção “Vocabulário” o aluno encontra todas as palavras novas aprendidas ao longo da unidade com a tradução para o português e a pronúncia. As palavras são apresentadas em forma de lista em ordem alfabética, fora de contexto.

Para completar a seção, o aluno deve fazer o exercício “Escute-Grave-Compare”, com pelo menos 50% de todas as palavras. O site também oferece o “Dicionário do curso” que consiste em um glossário sonoro de todas as palavras que aparecem na seção “Vocabulário” de cada unidade, também em ordem alfabética, com a respectiva tradução. São mais de 5000 palavras.

Activities for ESL/EFL students

O design do site é simples e fácil de acessar. Há uma série de exercícios, como quizzes e jogos. Os conteúdos são divididos em gramática, vocabulário e palavras cruzadas e há uma parte do site direcionada a professores de língua inglesa. O site também apresenta atividades bilíngues.

Alison – A New World of Free Certified Learning

Comunidade de aprendizagem de cinco milhões de usuário, repleto de recursos de educação gratuitas, de alta qualidade online para ajudá-lo a desenvolver habilidades essenciais no local de trabalho. Além de cursos de língua inglesa, o site oferece aprendizado sobre outros assuntos como literatura e negócios. Os cursos possuem módulos que são apresentados por vídeos ou por exercícios interativos e, no caso da língua inglesa, esses módulos são divididos por habilidade. Apesar de a navegação do site não ser tão simples, oferece boas atividades (bastante focadas na estrutura) de vocabulário.

BBC Learning English

Bom site para adquirir e exercitar vocabulário de forma contextualizada. São oferecidos textos de diversos gêneros, entre notícias e vídeos, com exercícios e as respectivas respostas. É também oferecida a opção de baixar os áudios e os textos (em PDF). Há um link para uma seção de exercícios para exames de proficiência, com atividades de vocabulário, entre outras. Predomina o inglês britânico.

Duolingo

O site é uma espécie de rede social/jogo, no qual é possível ver quais outros amigos (do Facebook) estão inscritos e o que estão fazendo. Além de auxiliar no aprendizado de vocabulário, o site também traz a pronúncia das palavras e solicita a tradução de expressões (inglês-português) para a melhor fixação do conteúdo. Apresenta grande variedade de atividades e vocabulário, é bastante interativo, e de fácil navegação.

English Central

É de fácil navegação e de organização clara. É possível escolher lições por temas e nível. As lições são apresentadas em forma de vídeos em inglês (com legendas em inglês), sendo que alguns são feitos por professores de inglês e outros são vídeos autênticos. As legendas são também utilizadas de forma a destacar vocabulário novo e após cada vídeo, os aprendizes podem responder a um quizz autocorretivo sobre o assunto trabalhado.

O site também oferece a chance de gravar a fala e receber feedback comparativo. Apesar dos vídeos serem em inglês, geralmente a explicação gramatical e a interação com o aluno é feita na língua nativa do estudante, a qual é obrigatoriamente informada no registro do site.

English experts

A parte de vocabulário do site fornece todas as explicações em português, o que pode facilitar para quem está tendo o primeiro contato com a língua. Não existem exercícios de vocabulário, somente dicas para aprender palavras. Entretanto, na seção de gramática, há alguns exercícios cujas respostas são postadas pelo administrador na parte de comentários.

O site não tem o propósito de propor atividades para praticar o inglês, mas de oferecer dicas para aprender o idioma, algumas vezes indicando outros sites gratuitos para exercitar o inglês.

English Leap

Este site tem uma proposta diferente da maioria dos outros, no sentido que ele traz uma série de dicas para a aprendizagem de vocabulário. Ao clicar em ‘improve English vocabulary’ (dentro de ‘helpful tips’), o estudante será direcionado a uma seção com uma série de dicas para a aprendizagem de vocabulário. É bastante estrutural, focando em memorização de palavras de forma descontextualizada, mas pode ser um recurso interessante para consulta.

ESL Podcast

A versão gratuita consiste em diálogos em áudio, contendo frases e expressões do dia a dia, construídos para fins didáticos e pronunciados vagarosamente para o aluno acompanhar lendo a versão escrita. Após a reprodução da gravação de cada diálogo, um professor explica cada parte do diálogo, em inglês, e fornece a definição dos temos destacados no texto.