segunda-feira, 06/10/2008

100 cidades paulistas terão avaliação de alunos em novembro

Municípios já aderiram ao Saresp, avaliação criada pela Secretaria de Estado da Educação Cem cidades paulistas irão avaliar seus alunos em novembro. Todos estes municípios (veja lista abaixo) já fecharam […]

Cem cidades paulistas irão avaliar seus alunos em novembro. Todos estes municípios (veja lista abaixo) já fecharam participação no Saresp, a avaliação de aprendizagem criada pela Secretaria de Estado da Educação, que neste ano resolveu abrir para as Prefeituras.

Em 2007 somente a rede estadual de Educação participou do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Além dos 100 municípios, outras 13 escolas privadas aderiram à mais completa avaliação de aprendizagem do Estado. Outras escolas e cidades ainda podem entrar no Saresp 2008 – o prazo vence nesta segunda-feira, 6 de outubro.

Prefeituras e escolas particulares deverão arcar com os custos de geração e aplicação das provas, processamento de resultados e boletins. Após preenchimento de proposta no site da Secretaria, o contrato é fechado diretamente com a Fundação Cesgranrio, contratada pela Secretaria para prestação de serviços no Saresp. As redes ou escolas que aderirem terão de aplicar a avaliação nas séries definidas pela Secretaria, em todos os alunos dos períodos manhã, tarde e noite.

O Saresp voltou a ser aplicado pelo governo do Estado em 2007, após não acontecer em 2006. Neste ano avaliará, em 25 e 26 de novembro, todos os alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, sempre em língua portuguesa, matemática e ciências da natureza (esta última é novidade – não foi avaliada em 2007).

“Todo o processo de elaboração será da Secretaria de Estado da Educação. Estamos ampliando a possibilidade de utilização do Saresp. As escolas municipais, por exemplo, poderão criar metas a partir dos resultados dos alunos”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Em 2007 a Secretaria possibilitou que o Saresp fosse comparado ao Saeb (avaliação federal da Educação). Neste ano o Saresp poderá ser comparado a ele mesmo, ou seja, ao Saresp 2007. Desta forma será possível verificar se houve evolução dos estudantes e das escolas.

Séries avaliadas

2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio

Disciplinas avaliadas

Matemática, língua portuguesa e ciências da natureza