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quarta-feira, 06/11/2024
Ensino Fundamental

114 redações de alunos de SP concorrerão à final de concurso da Educação e do Meio Ambiente sobre mudanças climáticas

Vencedores serão conhecidos no dia 22 de novembro; concurso provocou estudantes a relatarem, em produções textuais, possibilidades para redução das emissões de gás carbônico e preservação do planeta

O concurso de redação “Adapta Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo”, organizado por meio de parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), divulgou na última terça-feira (5) que 114 produções textuais de alunos do Ensino Fundamental e Médio concorrem à premiação. Os finalistas serão divulgados no dia 22 de novembro.

A competição foi além da produção textual. O objetivo do concurso, refletido na seleção dos textos, é promover a conscientização sobre as mudanças climáticas, incentivando a comunidade escolar a desenvolver projetos e adotar medidas que contribuam para a redução das emissões de gás carbônico e a preservação do planeta. 

Entre as 114 redações, de 60 diretorias regionais de ensino, 12 delas foram produzidas por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, 47 por alunos dos anos finais do mesmo nível de ensino, e outras 55 por matriculados no Ensino Médio.

Para participar do concurso, as crianças do 5º ano do Ensino Fundamental deveriam atender à proposta de complementar a ideia iniciada em “Você sabia que…”. Por sua vez, os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio foram convocados a criar textos dissertativos-argumentativos que atendessem à temática central do concurso.

Na Seduc-SP, o concurso tem a coordenação da Escola de Formação dos Profissionais da Educação Paulo Renato Costa Souza (Efape) e do Centro de Referência em Educação Mario Covas (CRE) .

“Estamos ansiosos pela próxima etapa do concurso, porque além de conhecermos os vencedores das três categorias, poderemos ampliar o conhecimento da população do estado sobre as ações que as nossas escolas estão fazendo, preocupadas com a manutenção da saúde do meio ambiente e combate aos prejuízos das mudanças climáticas”, afirma o professor Clayton Policarpo Vicente, diretor do CRE Mario Covas.

Com os 114 textos recebidos, agora a equipe da Seduc deve selecionar três textos em cada categoria — nove no total. Esses nove textos finalistas serão submetidos à banca avaliadora da Semil, que escolherá quais deles, entre as três categorias (5º ano, do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio) serão classificados como primeiro, segundo e terceiro colocados. A ordem dos vencedores será conhecida durante a cerimônia de premiação, em data a ser divulgada.

Para esse concurso, cada equipe foi composta por três alunos de uma unidade escolar, com o acompanhamento de um professor orientador. Para chegar aos semifinalistas, as redações serão avaliadas com base em critérios como originalidade, capacidade de comunicação, desenvolvimento do tema e qualidade da escrita. 

O resultado final será divulgado no site da Seduc-SP e da Semil. Os vencedores serão contemplados com leitores de livros digitais, tablets e notebooks, a depender de suas colocações.