Certificado permite que alunos continuem sua vida escolar
A Secretaria de Estado da Educação está formando cerca de 130 mil jovens e adultos em julho. Todos cursaram a Educação de Jovens e Adultos, oferecida pela Secretaria de Estado da Educação àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade certa.
Aproximadamente 100 mil alunos estão concluindo nesse semestre o Ensino Médio e 30 mil terminam o Ensino Fundamental. Com a obtenção do certificado da EJA os formandos podem continuar sua vida escolar e ingressar no Ensino Médio ou Superior.
Além dos mais de 100 mil concluintes, outros 330 mil alunos cursam a modalidade, que se destina a maiores de 16 anos para Ensino Fundamental e maiores de 18 anos para Ensino Médio. Atualmente, a Secretaria de Estado da Educação oferece a EJA em 2.500 escolas estaduais da rede.
Aluno exemplar
Voltar a estudar foi a forma que Otacílio José dos Santos, de 84 anos, encontrou para superar o falecimento de sua esposa. Como tantos outros que procuram a Educação de Jovens e Adultos (EJA), Otacílio deixou a escola para poder trabalhar. Hoje, mais de 70 anos após ter largado os estudos, ele acaba de concluir o Ensino Médio.
Seu Otacílio faz parte da turma de mais de 100 alunos da E.E. Justino Cardoso, na zona norte da capital, que se formou na última quarta-feira (8/7). Agora, com o diploma de Ensino Médio nas mãos, ele se prepara para investir em um antigo sonho. “Quando terminar o ensino médio vou prestar vestibular para Direito e continuar estudando”, afirma.
“É muito bom ouvir histórias como a desse aluno. Seu Otacílio é um exemplo de vida e de perseverança”, revela o Secretário Paulo Renato Souza.