• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 22/11/2020
Sociedade

Saúde promove “lives” sobre cuidados com a saúde bucal

Calendário especial teve início em 5 de novembro, na Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, e se estende até dia 30

A Secretaria de Estado da Saúde realiza palestras virtuais sobre a importância do diagnóstico precoce e monitoramento do câncer de boca. A iniciativa ocorre por meio de “lives” no Youtube que contam com a participação de especialistas e pesquisadores da área e se estendem até o dia 30.

A iniciativa começou no início de novembro, com um calendário especial programado em alusão à Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal.

A próxima live acontece no dia 23/11 com o tema “Desmistificando a biópsia” e a última transmissão ocorre em 30 de novembro, sob o título “O dentista nos grupos de controle de tabagismo”, com a participação da coordenadora estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo da SES/SP, Sandra Marques.

As palestras podem ser acompanhadas em tempo real através do canal oficial do Youtube da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da Secretaria. Acesso: https://bit.ly/2I4yWj0.

“O câncer bucal infelizmente ainda é uma doença pouco comentada e desconhecida entre a população. Por isso, estamos promovendo seminários importantes com especialistas da área colocando em pauta a reflexão sobre as estratégias para o diagnóstico precoce, além de abrir espaço para o debate de formas de prevenção e tratamentos, visto que a doença pode causar diferentes impactos no organismo”, explica o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam que, neste ano, mais de 4.3 mil pessoas devem ser diagnosticadas com câncer de boca no Estado de São Paulo. No país, a doença pode atingira 15,1 mil pessoas. A doença se caracteriza por um tumor que pode afetar lábios, gengivas, bochechas, céu da boca e língua. Os primeiros sintomas surgem com o aparecimento de feridas, manchas vermelhas ou esbranquiçadas, nódulos no pescoço e até rouquidão persistente. Em seu estágio mais avançado, o paciente apresenta dificuldade para executar tarefas rotineiras como mastigar e engolir, além de falar.

Tabagismo, consumo regular de bebidas alcoólicas, alimentação rica em gorduras e falta de higiene bucal, por exemplo, são fatores de risco. É ideal que, ao notar quaisquer sintomas, ocorra a procura de um serviço de saúde para avaliação, diagnóstico e tratamento precoce, se necessário.

Cursos de capacitação para 2021
Para incentivar ainda mais os profissionais de saúde dos municípios do Estado de São Paulo a realizarem busca ativa sobre grupos vulneráveis a doenças bucais, a pasta estadual programou, para 2021, a realização cursos de extensão à distância, através de ambulatórios virtuais com especialistas da área. Com o tema “Cuidados e vigilância do câncer de boca”, o curso exige 120 horas de carga horário e deve acontecer entre 22 de fevereiro a 31 de agosto. Conta com seis módulos, que integram ensinamentos sobre redes de atenção, busca ativa do câncer de boca, aspectos clínicos da doença, cuidados com pacientes oncológicos e controle do tabagismo.