Prova objetiva terá 80 questões; avaliação acontecerá pela manhã e pela tarde
A Secretaria de Estado da Educação aplica neste domingo, 17 de agosto, a parir das 8h30, as provas do concurso para selecionar secretários de escola. Cerca de 160 mil pessoas se inscreveram e devem participar. Serão duas provas, uma na parte da manhã (objetiva) e uma no período vespertino (dissertativa). A parte objetiva terá 80 questões.
Serão 25 questões de língua portuguesa, 25 de matemática, 15d e informática e 15 de legislação. O candidato terá 4 horas para responder. Na parte dissertativa, a partir das 14h30, haverá quatro questões. O candidato terá 3 horas para responde-las.
São 2.545 vagas em escolas estaduais, com remuneração de R$ 921,86 mensais. O gabarito e as questões da prova objetiva serão divulgados a partir do de 19 de agosto. Os locais de prova estão disponíveis no site da Secretaria – www.educacao.sp.gov.br.
“É uma seleção importante. Estamos reforçando o quadro das escolas, com supervisores, que passaram por prova no último domingo, e agora com secretários”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
Atribuições
1. Exercer a coordenação das atividades concernentes à secretaria da escola;
2. Conhecer e aplicar os princípios e normas que regem a administração escolar;
3. Desempenhar as ações e competências previstas na legislação pertinente ao cargo;
4. Articular ações, integrar a equipe, fortalecer autonomia e responsabilidade dos que trabalham na secretaria, desenvolvendo a cultura de participação e de transparência;
5. Conhecer as normas e procedimentos relativos à escrituração da vida escolar dos alunos e à regularização da vida funcional dos servidores da escola, mantendo atualizados os sistemas de informação da Secretaria da Educação;
6. Participar, em conjunto com a equipe escolar, da formulação e implementação da Proposta Pedagógica da escola;
7. Elaborar e providenciar a divulgação de editais, comunicados e instruções relativas às atividades escolares;
8. Dominar conhecimentos de redação oficial para elaborar e instruir expedientes, fundamentando o parecer conclusivo na legislação específica e dando o correto encaminhamento.
9. Contribuir para a integração escola-comunidade
Serviço:
Data: Dia 17 de agosto
Duração: 4h
Horário:
1ª parte (prova objetiva)- 8h30
Português – 25
Matemática – 25
Informática – 15
Legislação – 15
2ª parte (prova dissertativa)- 14h30
Duração: 3h
4 questões discursivas sobre conhecimentos específicos como rotina do professor, entre outros.
Onde consultar: www.educacao.sp.gov.br/Arquivos/EDITALP8.doc