quarta-feira, 26/11/2008

1,8 milhão de alunos participam amanhã e sexta-feira da maior avaliação da rede estadual

Secretaria de Estado da Educação aplicará exame em estudantes de 2ª,4ª,6ª e 8ª séries do Fundamental e 3ª série do Ensino Médio A Secretaria de Estado da Educação avalia amanhã […]

A Secretaria de Estado da Educação avalia amanhã e sexta-feira, 27 e 28 de novembro, cerca de 1,8 milhão de estudantes da rede estadual. É o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que vai atestar o estágio de aprendizagem de todos os alunos de escolas estaduais nas 2ª, 4ª, 6ª, e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

A grande novidade deste ano é que o resultado do Saresp implicará diretamente nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), lançado em maio. Nas escolas que atingirem as metas, seus funcionários, desde o merendeiro ao diretor, poderão receber o equivalente a 2,9 salários a mais.

As provas para alunos da 2ª série do Ensino Fundamental terão questões abertas, em língua portuguesa e matemática. Para 4ª série do Fundamental serão 24 questões de múltipla escolha (testes) em língua portuguesa e matemática.

Para 6ª e 8ª série do Fundamental e 3ª série do Médio também serão 24 questões de múltipla escolha nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências, já no Ensino Médio as disciplinas avaliadas serão química, física e biologia.

Todos os alunos de 4ª, 6ª e 8ª do Ensino Fundamental e de 3ª do Médio ainda terão uma redação. Os tipos serão: relato de experiência pessoal vivida – 4ª série; produção de carta pessoal – 6ª série; artigo de opinião – 8ª e 3º ano do Ensino Médio.

Além dos 1,8 milhão, 340 mil estudantes de escolas municipais e particulares que aderiram ao Saresp serão avaliados. Os cerca de 2,1 milhões de alunos realizarão as provas em suas escolas, nos horários normais de aulas. Um “exército” de 65 mil professores estaduais aplicará as provas, em escolas diferentes das que rotineiramente dão aulas (exceto para 2ª série, que haverá apenas troca entre turmas). Cada escola terá três pais e monitores externos (da instituição contratada pela Secretaria para realizar a prova), garantindo a correção de todo o processo.

O objetivo é traçar diretrizes de mudanças e aprimoramento da qualidade do ensino por meio dos resultados dos exames. Este ano, com base nas diretrizes apontadas pelo resultado do Saresp 2007, a Secretaria detectou as áreas com mais necessidade de atuação e colocou em prática um plano ambicioso de mudança educacional: nova proposta curricular, recuperação de 42 dias, material de apoio para professores (guia curricular), programas de recuperação de aprendizagem para todos os ciclos de ensino, reorganização da proposta curricular, gestão de resultados e política de incentivos, ensino técnico profissionalizante e apoio à continuidade dos estudos, para o Ensino Médio, entre outros.

“O Saresp é fundamental para verificarmos como está a Educação paulista. É importante que os alunos e seus pais ou responsáveis levem a sério a avaliação. As provas são formuladas para identificar da melhor maneira o nível de cada estudante”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Ao todo, 233 cidades paulistas (1.509 escolas municipais) aderiram. Das redes municipais participarão 288 mil estudantes. Das escolas privadas, 52 mil – são 175 da rede Sesi e 53 particulares.

Confira como será o Saresp

Data: 27 e 28 de novembro

Horário: o mesmo das aulas

Locais: a mesma escola do aluno