quarta-feira, 07/05/2014
Releases

188,9 mil alunos da rede estadual de SP participarão de visitas culturais em maio

Programa Cultura é Currículo levará estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e EJA a museus, teatros e centros históricos em todo o Estado Neste mês de maio, a Secretaria da Educação […]

Neste mês de maio, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo dá continuidade ao projeto Cultura é Currículo. Desta vez, 188.920 alunos, entre crianças, jovens e adultos, dos ensinos Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) terão a chance de visitar instituições de arte e cultura, teatros, museus, parques e centros históricos espalhados por todo o Estado. Em 2013, participaram do programa mais 1 milhão de estudantes.

Realizado em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria, a proposta é relacionar o conteúdo aprendido em sala de aula com os espaços visitados. Por isso, os professores responsáveis pelo cronograma em cada escola oferecem aos alunos atividades antes, durante e depois das saídas. Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de ampliar o aprendizado e a própria formação cultural.

Neste mês, 153 instituições conveniadas integram o projeto Lugares de Aprender e abrirão as portas para 3.704 visitas. Já no Escola em Cena, a Pasta deve levar cerca de 41 mil alunos para assistir a diversos espetáculos de teatro, música e dança em 31 instituições conveniadas, o que garante 1.019 visitas.

As vagas são disponibilizadas mensalmente às diretorias regionais de ensino, que fazem a distribuição para as unidades de ensino. O transporte e a alimentação dos estudantes são oferecidos pela Secretaria.

“As ações têm como objetivo democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para aprimorar sua formação cultural, ampliando suas referências e o olhar sobre o mundo”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Além das visitas culturais, a Secretaria também oferece produções cinematográficas para as unidades de ensino. Por meio do projeto Cinema Vai à Escola, a Pasta distribuirá neste primeiro semestre de 2014 mais de seis novos títulos, ampliando o acervo das escolas para 63 filmes em DVDs de diferentes gêneros e temas, que vão do clássico ao contemporâneo. O programa contribui para ampliar a bagagem cultural de 1,5 milhão de estudantes do Ensino Médio.