quarta-feira, 19/07/2017
Pais e Alunos

19 de julho: Dia Nacional do Futebol

Charles Miller é considerado o pai do futebol no Brasil, pois foi ele quem trouxe o esporte para cá

Parece até que o brasileiro já nasce com habilidades suficientes para se tornar um jogador de futebol. Pode ser que não se torne um profissional, mas com certeza vai passar horas de sua vida chutando uma bola… e essa bola pode ser de meia, de elástico, pode ser até uma cabeça de boneca. Sendo o futebol uma paixão nacional, nada mais justo que separar um dia no calendário para prestigiar o esporte.

Foi em 1976 que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decidiu homenagear o mais antigo clube de futebol do Brasil em atividade, criado em 19 de julho de 1900. A data da fundação do Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, foi escolhida para ser o Dia Nacional do Futebol. De lá pra cá, muitos chutes foram verdadeiros golaços, como o tetra e o penta campeonatos, conquistados nas Copas de 1994 e 2002. Mas, como em todas as histórias, o futebol brasileiro também passou por seus momentos de tensão, como a Copa de 2014, a segunda a ser disputada em casa e que não agradou nenhum pouco a torcida (um momento para ser esquecido, claro!).

O futebol foi criado na Inglaterra e chegou no Brasil por volta de 1894, quando o paulista Charles Miller volta da Europa, após passar alguns anos estudando no Velho continente. Na mala, o jovem de apenas 20 anos carregava duas bolas e um livro de regras. Não demorou muito até que os brasileiros tomassem gosto pelo esporte bretão e, então, o primeiro time é fundado, o São Paulo Athletic Club.

A primeira liga de futebol também foi paulista, e o primeiro campeão foi justamente o time de Charles Miller. Afinal, era como se o Neymar (Miller) jogasse contra um monte de pernas de pau. Não tinha como vencer aquele tme.

Charles Miller arrumou emprego na construção das estradas de ferro, e com o avanço das obras pelos rincões do Brasil, o futebol foi se tornando cada vez mais popular. Assim, outras ligas em diversos estados começaram a ser criadas, como a Carioca, a Mineira e a Baiana. E, claro, a Seleção Brasileira começava, então, a ser desenhada nos campos de futebol Brasil a fora.

Em 1914, é criada a CBD – Confederação Brasileira de Desportos, atual CBF. No ano de 1930 a Fifa decide organizar a primeira Copa do Mundo, que foi disputada no Uruguai e vencida pelo time anfitrião. Anos mais tarde, o Brasil seria sede de uma edição da Copa, em 1950. Mas, essa é outra parte da história que a gente não gosta muito de lembrar. Acontece que a final, disputada entre Brasil e Uruguai, no Maracanã lotado, não acabou como a gente queria. O Brasil deixa escorregar a chance de gritar “É campeão!”, e o clima no Maraca, segundo contam historiadores, é semelhante ao de um velório. Um silêncio sepulcral!

Mas, pouco tempo depois, em 1958, a seleção canarinho se sagraria campeã. E depois, em 1962, bi-campeã, para alegria geral da nação. O Brasil conquista então a fama de País do Futebol, não só pelos títulos que começou a colecionar, mas também pelos jogadores que apresentava ao mundo, como Pelé, Pepe, Garrincha, entre outros.

Em 1970, viria o tricampeonato da Seleção Brasileira e o começo de uma Era sem títulos. Foram 24 anos batendo na trave, até quem em 1994 o time de Zagallo, comandado por Romário e Bebeto se torna a primeira seleção a conquistar quatro títulos mundiais. Em 2002, conforme relatamos lá em cima, esse recorde aumentou com a conquista do pentacampeonato. A seleção Canarinho ressurgia.

Mas, voltando um pouco no tempo, foi em 1959 que aconteceu o primeiro campeonato nacional de futebol, a Taça Brasil. Esse Brasileirão da época foi vencido pelo tricolor baiano, o Esporte Clube Bahia. E lá no início do século não pense que era fácil jogar futebol só porque muitos atletas não eram profissionais. A chuteira era feita de couro, com pregos nas solas que impediam que os jogadores escorregassem. Alguns modelos tinham até rolhas nas pontas dos pregos para facilitar a aderência. Mas, o problema mesmo estava nas bolas. Durante as primeiras décadas elas chegaram a pesar até um quilo e meio. Só para você ter uma ideia, elas eram produzidas com bexiga de boi, pena de galinha e couro de bovino.

Agora que você já sabe um pouco sobre a história do esporte mais praticado em solo brasileiro, que tal reunir sua galera e ir até a quadra jogar uma bolinha?