• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 23/08/2005
Últimas Notícias

2º Congresso do Programa Escola da Família discute a Escola Além da Sala de Aula

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo reúne professores, agentes de ensino, diretores de escolas, especialistas e o público em geral nos dias 23 e 24 de agosto, […]

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo reúne professores, agentes de ensino, diretores de escolas, especialistas e o público em geral nos dias 23 e 24 de agosto, para o 2º Congresso do Programa Escola da Família. Com o tema Reinventando a Escola – A escola Além da Sala de Aula , o evento acontece no Palácio de Convenções do Anhembi em São Paulo e deve reunir mais de 2 mil pessoas. O governador Geraldo Alckmin, o secretário da Educação, Gabriel Chalita e os macro parceiros do programa, Jorge Werthein (Unesco-Brasil), Viviane Senna (Instituto Ayton Senna), Milú Villela (Faça Parte – Instituto Brasil Voluntário) participam da sessão de abertura, prevista para as 9h30 da manhã.

A programação desta terça-feira, inclui conferências da filósofa Márcia Tiburi, Sobre o olhar, o pensar e o agir , do jornalista Gilberto Dimenstein, que comentará A experiência do bairro escola, do professor José Manuel Moran, sobre O equilíbrio entre integração e mudança , e do secretário de Educação, Gabriel Chalita , com o tema Reinventando a escola .

O segundo dia do encontro fica reservado para relatos das 89 Diretorias de Ensino sobre as experiências bem sucedidas nos quatro eixos de ação do Escola da Família : esporte, cultura, qualificação para o trabalho e saúde. Entre os trabalhos está o do educador André Herculano , deficiente visual que desenvolve atividade em uma escola de Americana. Ele conquistou o respeito da comunidade por meio dos projetos que coordena e da habilidade para a conquista de parceiros e voluntários. Destaca-se ainda a iniciativa de um grupo de pais de uma escola de Itaquaquecetuba, que iniciou uma série de debates sobre os problemas cotidianos, em especial o desemprego. Só para se ter uma idéia do resultado desta iniciativa, um dos pais começou a qualificar os demais em cursos de garçon e garçonete, e hoje já são 19 pessoas trabalhando nesta área.

No case protagonismo juvenil serão apresentados o “Doutores S.O.S. Alegria”, grupo de jovens que faz visitas semanais para desenvolvimento de atividades com alunos da APAE, crianças de orfanatos e do hospital do município de Matão. Já o município de Bauru mostrará a significativa contribuição que jovens entre 14 e 16 anos deram para diminuir o índice de ocorrências de casos de leishmaniose na região.

2º CONGRESSO DO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA

REINVENTANDO A ESCOLA – A Escola Além da Sala de Aula

Dia 23 de agosto – terça-feira

8h30 Credenciamento

9h30 Abertura oficial

11h00 Sobre o olhar, o pensar e o agir

Márcia Tiburi

Doutora em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), é debatedora do programa Café Filosófico, da TV Cultura.”Adorno, práxis e filosofia”, “Consciência da Necessidade e Sobrevivência da Arte na Teoria Estética de Adorno” e “Desvios do conhecimento. O monstro e a Iconologia: Reflexão”, são algumas das obras que já publicou.

12h00 Almoço

14h30 A experiência do bairro escola

Gilberto Dimenstein

Jornalista, colunista e integrante do Conselho Editorial do jornal Folha de S. Paulo; comentarista da rádio CBN; diretor pedagógico da Cidade Escola Aprendiz; integrante da Comissão Executiva do Pacto da Criança, coordenado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância; autor de “Meninas da Noite”, ed. Ática; “A Guerra dos Meninos”, ed. Brasiliense; “O Cidadão de Papel”, ed. Ática; “A Democracia em Pedaços”, ed. Companhia das Letras, e “O Aprendiz do Futuro”, ed. Ática.

15h30 O equilíbrio entre integração e mudança

José Manuel Moran

Nascido na Espanha e naturalizado brasileiro , José Manuel Moran é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Coordenador de projetos em Educação on-line na Faculdade Sumaré (SP), é professor no programa de Mestrado em Educação da Uniban-SP e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP. Membro do comitê de especialistas da Secretaria de Educação à Distância do Ministério de Educação é consultor do CNPq, da Fapesp e da Capes. É autor de “Aprendendo a viver” e “ A Educação Ambiental na Internet” .

16h30 Reinventando a escola

Gabriel Chalita

Secretário de Educação do Estado de São Paulo

17h30 Apresentação do espetáculo Coisas do Brasil

Ballet Stagium

Dia 24 de agosto – quarta-feira

9h00 Comunicações Orais

Relatos de experiências bem-sucedidas de

30 Diretorias Regionais de Ensino

Local : Auditórios 1, 2, 3, 4 e Auditório Elis Regina

10h30 C offee break

11h00 Comunicações Orais

Relatos de experiências bem-sucedidas de

30 Diretorias Regionais de Ensino

12h30 Almoço

14h30 Comunicações Orais

Relatos de experiências bem-sucedidas de

29 Diretorias Regionais de Ensino

16h00 Encerramento