Um balanço da Secretaria da Educação aponta que 20 mil professores aprovados no maior concurso da história do magistério paulista já escolheram as escolas onde irão atuar. O processo iniciado na última segunda-feira (5), levou, por dia, cerca de 6 mil docentes às 91 diretorias de ensino do Estado. A escolha segue até a próxima semana.
Ao todo são 30 mil cargos. O contingente faz parte dos 59 mil postos ofertados pela Secretaria no concurso realizado em novembro de 2013.
– Confira a classificação final do concurso da Educação
– Acesse o edital de convocação
– Consulte aqui e aqui as atualizações do edital de convocação
“O concurso teve recorde de inscrições, com 322,7 mil adesões. A meta da Secretaria é que o ingresso dos aprovados na rede – incluindo perícia médica e nomeação – aconteça no menor tempo possível”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Outra ação para agilizar a chegada dos novos professores à sala de aula é o curso de formação específica da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP), que agora é realizado simultaneamente ao estágio probatório e tem o objetivo de aproximar o docente da proposta curricular do Estado.
As vagas são voltadas a educadores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio das disciplinas de Arte, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia ou para atuar nas áreas da Educação Especial.