quarta-feira, 28/12/2011

2011: relembre as principais ações e projetos da Secretaria de Educação ao longo do ano

Nova política salarial para o magistério, reestruturação administrativa e expansão no quadro de servidores são algumas das iniciativas implantadas este ano na rede estadual de ensino Novos projetos, grandes desafios. […]

Novos projetos, grandes desafios. Com aproximadamente 4,2 milhões de alunos, 5.300 escolas e 230 mil professores, a Secretaria da Educação superou ao longo das últimas décadas enormes obstáculos, como a universalização do ensino básico gratuito. E em um universo que supera em números a população do Uruguai, por exemplo, os desafios são permanentes.

É preciso obstinação, comprometimento e empenho de todos para vencê-los. Amparada por esses valores, a Secretaria, em parceria com toda a rede, chega ao final de 2011 com novos projetos implantados e propostas audaciosas que almejam melhorar ainda mais o ensino público paulista.

Entre milhares de olhares, planos e sonhos, distribuídos em diferentes ciclos de ensino, idades e formações, separamos para vocês três histórias, de meninas que em comum têm apenas o fato de estudarem na rede, fazerem planos e se chamarem Bruna. Com vocês, um pouco da história dessas alunas que, mais que um universo de milhões de alunos, representam o futuro de uma geração pela qual outras milhares de pessoas se comprometem diariamente em garantir.

Três Brunas

Bruna Costa Andrade é aluna da 4ª série do Ensino Fundamental. Estuda na E.E. Professora Alice Romanos, em Suzano. Mesmo com 11 anos, a menina que foi alfabetizada na rede estadual, já sabe a importância da escola.  “Aqui posso aprender coisas que eu não aprendi antes”.

Assim como Bruna, cerca de 600 mil alunos foram alfabetizados pelo Programa Ler e Escrever no ano de 2011. O projeto inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos que garantem a qualidade de ensino aos alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental.

Bruna Gonçalves Carmona é aluna do 2° ano do Ensino Médio. Estuda na E.E.  Parque Continental Gleba I, em Guarulhos. A paixão pela leitura, garante a estudante, foi incentivada pelos professores. “Eu adoro ler, qualquer livro que eu pego eu vou até o fim porque eu acho que é importante você começar e terminar”, conta.

Iniciativas

O ano de 2011 foi norteado por um objeto maior: fazer com que a educação paulista figure, até 2030, entre os melhores sistemas de ensino do mundo. Para isso, o ponto de partida é a valorização do magistério, com uma nova  política salarial e plano de carreira para os educadores da rede. Os esforços fazem parte do programa Educação – Compromisso de São Paulo, que lança um olhar diferenciado sobre a figura mais importante no processo de aprendizagem, o professor. E foi pensando nisso que este ano foi marcado pela implantação de uma nova política salarial e uma estrutura de cargos e salários.

Ao lado dos professores, dirigentes de ensino, supervisores, diretores, merendeiras e toda a comunidade escolar são responsáveis por cada vitória da rede. Investimentos em escolas, reformas, construção de novas unidades. Reestruturação administrativa da Secretaria, visando a desburocratização dos procedimentos e a agilidade na comunicação com as escolas. Ampliação do quadro de servidores e reuniões permanentes com a rede, nos polos regionais, para discutir propostas e redefinir rumos. A integração e o diálogo permanente foram fundamentais para a execução de todas essas ações.

Comprometimento e Integração

Aumentar a integração da família na vida escolar também tem sido prioridade da pasta. O programa Escola da Família, que abre as unidades escolares aos finais de semana para atividades que envolvem pais e alunos, somente este ano desenvolveu mais de 2,5 milhões de atividades.

“A família é muito importante para meu crescimento, faz toda diferença ter essa estrutura em casa”, diz Bruna Alves da Silva, aluna da 8ª série da E.E. Yolanda Noronha do Nascimento, em São Bernardo.

Da mesma maneira que família é essencial, manter-se atualizado aos novos métodos de ensino também é. Por isso, leitura, formação e inclusão digital são primordiais. O programa Acessa Escola – que promove inclusão social e digital aos estudantes – recebeu em  2011 mais de R$ 55,5 milhões de investimento em equipamentos, bolsa estágio e infraestrutura.

Contar com o envolvimento dos pais, da comunidade e dos funcionários da rede foi essencial para a realização e implantação de novos projetos, além da ampliação de programas de sucesso. E foi por meio desse envolvimento, que o secretário de Educação Herman Voorwald lançou em outubro de 2011 um pacto com a sociedade paulista. Um compromisso pela melhoria da educação.

“A educação de qualidade em São Paulo é possível porque a rede é muito competente e muito comprometida. Vamos trabalhar em conjunto para que as crianças tenham a garantia e o direito de uma boa educação. Confio em vocês, conto com vocês e desejo a todos um Feliz Natal e um ótimo ano com muita saúde”, completa o secretário de Educação Herman Voorwald.