• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 27/06/2024
Ensino Fundamental

Jogos Olímpicos de Paris: evento é tema de projeto que movimenta comunidade de escola em Guarulhos

Projeto pedagógico reúne aprendizados de diferentes áreas do conhecimento e envolve mais de 800 estudantes

Em Guarulhos, os Jogos Olímpicos de Paris são o mote para um projeto interdisciplinar que vai movimentar os mais de 800 estudantes e também a comunidade escolar. Com o tema: “Olimpíadas de Paris, Sustentabilidade, Inclusão e Inovação, repaginando o legado cultural e histórico”, a Escola Estadual Francisco Milton de Andrade, realiza nesta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28 de junho, a 9ª Edição do Campeonato do Saber.

O Campeonato do Saber é um projeto pedagógico que reúne aprendizados de diferentes áreas do conhecimento e ocorre desde 2014 na unidade de ensino, em um trabalho pautado na metodologia ativa da gamificação, que envolve todos os seus estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. O projeto já foi premiado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com a medalha Caetano de Campos, no ano de 2017.

Para a construção do projeto, uma comissão composta por professores, coordenação pedagógica e geral e gestão escolar tem a função anual de definir o tema, desafios e tarefas pedagógicas que devem ser cumpridas pelos estudantes e que envolve os aprendizados esperados para cada faixa etária no Currículo Paulista. 

De acordo com o coordenador Renato dos Santos Souza, a comissão definiu olimpíadas como o tema gerador do Campeonato do Saber deste ano devido à riqueza de aprendizado ligado aos Jogos Olímpicos, passando pela história, os valores e princípios olímpicos. A ideia, segundo ele, é trazer às discussões símbolos e dificuldades enfrentadas pelos atletas do maior evento esportivo do planeta e aprendizados que vão além do acompanhamento das competições como espectadores.

“O tema das Olimpíadas foi apresentado aos alunos no início do 2° bimestre, sendo muito bem recebido pelos estudantes, que desde a sua divulgação já estavam elaborando as tarefas e os ensaios estão veementes para as apresentações”, conta o professor.

Antes do 9º Campeonato do Saber, os estudantes tiveram que realizar previamente uma série de atividades, que serão apresentadas no palco da escola nos dois dias do evento. Estão programadas a exibição de reportagens contando a história das Olimpíadas, apresentação da diversidade cultural de cada continente através das danças, produção artística que retrata os valores olímpicos, criação de um quadro vivo, além de apresentação das pesquisas realizadas ao longo do bimestre, produção e leitura de redação, desafio de soletração entre as outras atividades desenvolvidas.

Todas as oito edições anteriores do Campeonato do Saber foram realizadas a partir de um tema central. Entre os motes da mostra, os estudantes já aprofundaram estudos em temas como o continente africano, a história do estado de São Paulo, da cidade de Guarulhos, a semana de arte moderna de 1922 e as questões sociais e diversidade cultural do Brasil.

“O interessante é o envolvimento dos alunos a respeito de como eles produzem. Dessa interação, a comunicação deles melhora, e muito. Eles se interessam bastante, eles buscam informações. E o interessante é que eles adquirem e compartilham conhecimento que nem todos nós tínhamos”, esclarece o educador, que é um dos coordenadores do projeto.

A diretora Elaine Lenate, na escola desde 2004 destaca a importância do projeto para a comunidade. “Essa atividade é a ‘menina dos olhos’ da escola. É um projeto que valoriza o aluno e as turmas que se dedicam aos estudos. Melhora o relacionamento  entre professores e alunos, melhora a oralidade e a escrita, além melhorar a autoestima deles, principalmente os alunos e as turmas que se destacam a cada edição, que saem vencedoras do Campeonato do Saber e desfilam com orgulho suas medalhas no pescoço”.

A Escola Estadual Francisco Milton de Andrade, fica na rua Fabrício Ricardi Marques de Oliveira, 48, Parque Continental III, em Guarulhos-SP. Nesta quinta-feira, as atividades acontecem até as 21h30 e na sexta-feira (28), das 7h30 às 14h e das 14h30 às 21h30.