terça-feira, 01/12/2020
Pais e Alunos

2º Fórum de Inteligência Artificial do CPS começa nesta terça-feira (1º)

Tecnologias emergentes estão na programação do evento online que acontece até quinta-feira (3) e reúne comunidade acadêmica e convidados

Começa nesta terça-feira (1º) o segundo Fórum de Inteligência Artificial promovido pelo Centro Paula Souza (CPS) e transmitido pelo canal da Unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza (Cetec) no YouTube. O Fórum abrange as áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Design Estratégico e Darwinismo Digital.A diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec), Lucília Guerra, ressalta que o momento crítico da pandemia impôs muitos desafios à educação: “O fórum é uma oportunidade para refletir sobre como podemos preparar o indivíduo para que ele desenvolva competências cognitivas, técnicas e socioemocionais – habilidades que devem caminhar juntas e conectadas.”

Os palestrantes do primeiro dia são a pesquisadora, jornalista e futuróloga Lidia Zuin e o diretor acadêmico da Digital House, Edney Souza, que conduzirão o debate sobre Tendências. Serão mediadores deste painel os professores e coordenadores de Projetos do Eixo Produção Cultural e Design, Jefferson Santana e Ana Raquel Satin.

Lidia fará uma introdução sobre o que é futurologia e como a ficção científica pode inspirar possíveis aplicações da inteligência artificial na educação e em projetos tecnológicos. “Vou propor um exercício de futurologia para refletirmos sobre como será a sala de aula como espaço de aprendizado daqui a alguns anos”, adiantou.

Já Souza participa do painel Tendências para mostrar quais são e como funcionam as tecnologias emergentes. Computação quântica, hyperloop, 5G, carro autônomo, carro voador, assistente de voz, realidade aumentada e blockchain serão algumas das novidades apresentadas, assim como seus impactos e previsão de quando elas estarão mais presentes no dia a dia.

Educação para o futuro

Segundo um dos organizadores do evento, Jefferson Santana, apesar de a inteligência artificial já estar no cotidiano, o tema ainda não é abordado com a frequência, profundidade e questionamentos necessários no ambiente acadêmico. “Esse evento pretende convidar professores, profissionais e alunos para discutir os cenários de futuro prováveis, bem como o papel da IA na sua construção”, afirma. “Acredito que nos próximos anos temas como AI Economy, Sociedade 5.0, Humano 2.0 e tantos outros vão povoar as nossas escolas. Por que não começar já?”

No segundo dia de programação, Gabriel Martinez, Solutions Architect da Amazon Web Services, e Pedro Diniz, Technical Manager do Passei Direto, falam sobre Aplicações da tecnologia, com mediação do coordenador de projetos na área de Informática da Cetec, Tiago Souza.

Para encerrar, a Doutora em Ciências Aplicadas do ITA Daniela A. Silva e a diretora de Labdata da Fia Business School, Alessandra Montini, debatem o tema Desenvolvimento na área de Inteligência Artificial. A mediação será dos professores Carlos Ribeiro e Henrique Louro, ambos coordenadores de Projetos da Cetec Capacitações.

O AI Forum Day Experience tem o apoio da Amazon Web Services, Digital House e da FIA Business School.

serviço

2º Fórum AI Experience Day
Data: 1 a 3 de dezembro
Horário: Das 16 às 17 horas
Inscrições: Pelo site