• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 19/12/2011
Últimas Notícias

33ª Olimpíada Brasileira de Matemática premia três alunos da rede estadual

Estudantes premiados serão convidados para participar do processo de seleção das equipes que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais de matemática Três estudantes do 9º ano de escolas da rede […]

Estudantes premiados serão convidados para participar do processo de seleção das equipes que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais de matemática

Três estudantes do 9º ano de escolas da rede ganharam medalhas de prata na 33ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Os medalhistas, Bruno Eidi Mishimoto, de Jales, Lucas Mioranci, de São José do Rio Preto, e Mateus Bezrutchka, de Taboão da Serra, receberão o prêmio e o certificado em janeiro e também serão convidados para participar do processo de seleção das equipes que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais de matemática.

“Pretendo participar da seleção e representar o país”, conta Bruno Eidi Mishimoto, aluno do 9º ano da Escola Estadual Dom Artur Horsthuis, localizada em Jales. Para 2012, o plano do aluno de 14 anos é começar o Ensino Médio na mesma escola estadual onde conclui o Ensino Fundamental e seguir se dedicando à matemática.

A Olimpíada Brasileira de Matemática, realizada desde 1979, tem o objetivo de estimular o estudo da disciplina nas escolas e contribuir para a melhoria do ensino no país identificando novos. A competição é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat).

Os três estudantes contaram com o apoio do Programa de Preparação Especial para Olimpíadas, oferecido aos vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas (Obmep). “Estudava todo o dia à tarde depois da aula”, diz Lucas, aluno da Escola Estadual Victor Britto Bastos, em São José do Rio Preto, desde o 6º ano. Atualmente terminando o 9º ano, o adolescente pretende buscar o ensino técnico em 2012.

Entre os 190 mil estudantes do Ensino Fundamental ao Médio de todo o país, apenas 212 participantes receberam medalhas ou menção honrosa da 33ª Olimpíada Brasileira de Matemática.