• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 01/02/2018
A2img/Daniel Guimarães
Ensino Fundamental

3,7 milhões de alunos da rede são recebidos com atividades de acolhimento na volta às aulas

Fanfarra e tapete vermelho são algumas das ações realizadas nas escolas de todo o estado para marcar início do ano letivo

Nessa quinta-feira (1), os 3,7 milhões de alunos da rede retornam às escolas nas 5 mil unidades de ensino de todo o estado. A volta às aulas é quase sempre um período de mudanças e adaptações para os estudantes. Por essa razão, o calendário escolar da rede instituiu os dias 1 e 2 de fevereiro para a realização de acolhimento dos educandos.

Em todas as escolas da rede, a equipe gestora prepara atividades voltadas para o acolhimento de todas e todos com: rodas de conversa, visitas aos espaços, vivências de projeto de vida, enfim, momentos especiais que promovam o fortalecimento do vínculo entre as pessoas que compartilharão alegrias, inquietações e desejos ao longo desse ano.

A iniciativa é inspirada em uma prática das Escolas de Tempo Integral que também promovem essas atividades, com cuidado especial aos novos alunos. Nesse caso, os veteranos ficam com a responsabilidade de realizar ações de acolhimento com os novatos. É o caso da Escola Estadual Professor Milton da Silva Rodrigues, unidade de Ensino Médio localizada na Zona Norte, onde um grupo de aproximadamente 50 estudantes comandam um ‘tour’ pela escola, assim como a realização do ‘Varal dos Sonhos’, para que os novos alunos falem sobre suas perspectivas para o futuro.

Na chegada, os calouros deverão ser recepcionados pelo som da fanfarra da escola, além de um tapete vermelho. “Os alunos estão ansiosos para conhecer os colegas que chegarão e prepararam tudo. Eles passaram por treinamento e os professores também estão muito engajados para começar o ano letivo”, disse o diretor Osmar Francisco de Carvalho.

Manutenção das escolas

Em 2018, todas as unidades da rede paulista receberão juntas R$ 52,1 milhões para a realização de serviços de prevenção e reparos em prédios escolares. O valor por unidade é calculado a partir do número de alunos matriculados e o teto é de R$ 46,6 mil.

Com o repasse, as escolas podem contratar e acompanhar serviços de pintura, troca de torneira, limpeza da caixa d’água, fiação elétrica, revestimentos, troca de vidros, janelas e esquadrias, entre outros.