segunda-feira, 29/05/2017
Gestão Democrática

382 escolas estaduais da região de Campinas participam de etapa local do projeto Gestão Democrática

Em dezembro, 500 mil responderam questionário online sobre tema

O calendário do projeto “Gestão Democrática” segue em maio a etapa local, centrada em discussões nas 382 escolas da Secretaria da Educação do Estado na região metropolitana de Campinas. Nesta segunda-feira (29), o coordenador Wilson Levy acompanhou um dos encontros programados na E.E. Vitor Meirelles. Na primeira fase, em 2016, cerca de 500 mil estudantes, professores e pais/responsáveis responderam a um questionário online sobre a atuação das três principais instâncias democráticas: Grêmios, Conselho de Escola e Associação de Pais e Mestres (APM).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Neste momento, as unidades têm a oportunidade de avaliar a própria realidade e propor soluções. A ideia é que com ajuda dos Facilitadores – professores da rede capacitados com técnicas de design thinking – a comunidade seja capaz de identificar o que precisa mudar ou avançar. Os dados extraídos do questionário serão utilizados pelas escolas para conduzir os debates.

Legislação escolar será atualizada

As discussões locais servirão de base para as próximas fases: regionais e estaduais, previstas para os próximos meses. Após o período de debate e de consulta pública, as contribuições vão compor um novo projeto de lei a ser apresentado na Assembleia Legislativa. Além disso, se aprovado o projeto, a Secretaria oferecerá cursos de formação continuada de professores, supervisores de ensino e equipes atentos às novas diretrizes.