quinta-feira, 10/10/2019
Boas Práticas

3ª Mostra Científica da Diretoria Regional de Bauru une alunos e professores

Ano Internacional da Tabela Periódica foi o foco da edição, que visa promover o engajamento dos alunos na área de ciências

2019 é comemorado o Ano Internacional da Tabela Periódica. O assunto, estudado em diversas séries, está sendo dissecado na rede estadual em eventos, feiras de ciência e atividades para mostrar a importância da química em nosso cotidiano.

Na Diretoria Regional de Ensino de Bauru, o ano vai além. Nesta quarta (9), cerca de 150 estudantes se reuniram para trocar conhecimento e impressões sobre o tema na 3ª Mostra Científica da Diretoria Regional de Ensino de Bauru, que acontece até às 15h.

Cerca de 50 experiências dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio serão apresentadas nesta edição. Entre os trabalhos apresentados haverá jogos com a tabela periódica, simulador de placas tectônicas, cubo infinito, caça microrganismos, usina eólica, entre outros.

Além dos projetos e experiências, nove ilustrações selecionadas por meio de um concurso sobre o Ano Internacional da Tabela Periódica também vão compor a mostra. “Queremos mostrar que arte e química também se conversam, e para isso, promovemos essa mostra de arte com elementos da tabela”, pontua a diretoria de uma das escolas participantes.

As estudantes Fernanda Araújo e Ana Carolina Lagatta Kato, de 16 anos, visitaram a exposição nesta semana. “Foi ótimo aprender sobre física, química e biologia de um modo divertido. Adorei a Miragem do Porquinho, experiência sobre ilusão de ótica”, conta Fernanda. “A gente ri e aprende ao mesmo tempo. Em um dos experimentos, pedalei e gerei energia suficiente para ligar um ventilador e uma TV!”, diz Ana Carolina.

Os trabalhos tiveram como principal tema o meio-ambiente, com pano de fundo para as queimadas na Amazônia. “A ciência tem muito a contribuir para a preservação do meio-ambiente. Técnicas de reciclagem e diminuição dos poluentes são algumas das tecnologias que podem nascer em feiras científicas como essa da Diretoria de Bauru”, pontua o secretário executivo Haroldo Rocha.

Os alunos presentes na mostra vão selecionar os dois melhores desenhos entre os nove. O primeiro colocado ganhará um carregador de bateria portátil e o segundo, uma camiseta. Os desenhos vencedores também serão publicados no site da Diretoria Regional de Ensino de Bauru e expostos nas escolas da região. A Diretoria atende a 16 municípios, com 84 escolas e cerca de 56 mil alunos.

A premiação vai ocorrer na próxima segunda-feira (14).