• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 30/08/2012
Esportes

4,3 milhões de alunos da rede estadual participam amanhã do Agita Galera

Secretarias estaduais da Educação e da Saúde promovem evento a fim de estimular a prática de atividades físicas entre estudantes, professores, funcionários e a comunidade em geral As secretarias de […]

Secretarias estaduais da Educação e da Saúde promovem evento a fim de estimular a prática de atividades físicas entre estudantes, professores, funcionários e a comunidade em geral

As secretarias de Estado da Educação e da Saúde realizam amanhã (31/08) a 16ª edição do Agita Galera, que visa mobilizar os 4,3 milhões de alunos da rede estadual de ensino, além de professores, funcionários e toda a comunidade escolar, para a prática regular de atividades físicas.

Desenvolvido por meio de parceria com a coordenação do programa Agita São Paulo, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), o evento tem como tema neste ano “O esporte agita a galera e otimiza o desempenho na escola”.

Ao longo de todo o dia, de acordo com a programação de cada unidade de ensino, os alunos farão algum tipo de atividade física, que podem envolver brincadeiras, jogos e diversas modalidades esportivas. O objetivo é levá-los a refletir sobre a importância dos exercícios físicos para um estilo de vida mais ativo e saudável.

“O que nós queremos é proporcionar mais qualidade de vida aos nossos alunos. Além dos benefícios para a saúde, a prática frequente de atividades físicas pode contribuir para o melhor desempenho escolar”, afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.

O secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, destaca que a mudança de hábitos diários pode ajudar a combater o sedentarismo. “A missão do Agita Galera é fazer com que os exercícios físicos passem a fazer parte da rotina das crianças paulistas desde a idade escolar. Atitudes simples como subir as escadas em vez de usar o elevador ou andar mais de bicicleta podem ser meios possíveis e simples contra o sedentarismo”, aponta.

Além da programação especial feita anualmente na última sexta-feira no mês de agosto, por meio do Agita Galera o Governo do Estado estimula os responsáveis pela gestão nas escolas estaduais para que estendam as atividades de forma permanente, ao longo do ano letivo.