• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 13/10/2008
Últimas Notícias

48 anos de magistério: Oralina é a mais antiga professora em ação na rede estadual

Por todo este tempo concentrou-se em ensinar Língua Portuguesa Com 48 anos de magistério, Oralina Lopes Del Vecchio é a professora há mais tempo em exercício na rede estadual de […]

Por todo este tempo concentrou-se em ensinar Língua Portuguesa

Com 48 anos de magistério, Oralina Lopes Del Vecchio é a professora há mais tempo em exercício na rede estadual de São Paulo. Em novembro deste ano, ao completar 70 anos de idade, conforme a legislação federal, terá aposentadoria compulsória. Mas, quando confrontada com a idéia de parar, responde rápido: “Se pudesse, começaria tudo de novo”. Oralina é professora de Língua Portuguesa de Educação Básica da escola estadual Silva Jardim, no Tucuruvi, zona norte da cidade de São Paulo.

“O fato que me faz permanecer até hoje no magistério e ainda querer continuar é o prazer de transmitir o conhecimento que me foi legado”, afirma.

Com memória aguçada, Oralina lembra detalhes do dia 16 de fevereiro de 1960, quando tudo começou: “Foi na escola estadual do Bairro dos Pires, zona rural do município de Joanópolis, onde o acesso era feito a cavalo, de caminhão que transportava latões de leite das fazendas para a cidade ou de charrete”, diz.

Em agosto de 1965 Oralina foi transferida para a escola estadual Professor Ademar Hiroshi Suda , já na capital. Cursou Letras na Faculdade de Santana e Pedagogia na Faculdade Carlos Pasqualle. Na Ademar Hiroshi, foi professora , assistente de direção e diretora. Mas gosta mesmo é do contato com os estudantes.

Oralina aposentou-se em 11 de junho de 1987. No dia seguinte, em vez do descanso, assumiu o cargo de professora de Língua Portuguesa para educação básica na escola estadual Silva Jardim, onde está até hoje.

Assim como todo professor dedicado, Oralina coleciona cartas de agradecimento e mensagens positivas de seus alunos. Humilde, reconhece: “Como tudo na vida, uns me amam outros nem tanto. Mas a proteção divina me ajuda a superar todos os obstáculos. Comparo-me a uma árvore, cujo tempo derruba uma folha seca, mas outra brota em seguida com vigor. O convívio com os jovens me ensina e me renova diariamente”, conclui.