quarta-feira, 30/05/2018
A2img/Daniel Guimarães
Ensino Fundamental

5 brincadeiras que prometem entreter e educar as crianças

Atividades lúdicas estimulam a criatividade e o raciocínio lógico das crianças

A brincadeira é uma excelente ferramenta que ajuda no aprendizado. Além de divertir, atividades estimulam a criatividade e o raciocínio lógico das crianças em fase de desenvolvimento.

“A música e os brinquedos pedagógicos são recursos muito importantes na rotina diária das crianças”, explica a educadora Elaine Godoy.

Nos primeiros anos de vida escolar, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, levando a criança desde pequena à construção da socialização, autonomia, cooperação e solidariedade.

“As diversas atividades realizadas através do lúdico, como jogos e brincadeiras, auxiliam a criança em seu desenvolvimento psicomotor e na construção de sua identidade”, explica a educadora Ana Paula Boaventura de Moraes.

Conheça cinco brincadeiras para entreter e educar:

Jogo da memória: esta é uma atividade que exige atenção dos pequenos alunos. Com isso, são ativadas as funções cerebrais ligadas à memória e ao aprendizado. É uma ótima brincadeira para fazer com toda a família!

Vídeo game: os games são benéficos para o aprendizado e, ao mesmo tempo, uma diversão para os pequenos. A Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP) mantém no ar uma série de atividades online que podem ser realizadas pelos estudantes.

Leitura: além de ajudar a desenvolver o vocabulário e a imaginação, a leitura de um bom livro é uma atividade muito prazerosa para a criança. Opte por um título que ela se interessa e deixe a mágica acontecer!

Desenhar: incentivar as crianças a colorir um livro ou criar desenhos pode ajudá-las a desenvolver o intelecto e a criatividade.

Esportes ao ar livre: nas ruas ou nas praças, levar as crianças para um passeio ao ar livre é sempre uma boa pedida, especialmente quando vier acompanhado da prática de esportes, que ajudam na melhora da coordenação motora e estimulam o trabalho em equipe.