• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 11/07/2018
Ensino Fundamental

5 dicas para aprender Matemática de forma divertida

Educação reuniu atividades simples e que utilizam tabuada, métrica, frações e ângulos

No nosso dia a dia, os números estão presentes em todos os momentos. Você acorde e vê as horas, você sai de casa e conta o dinheiro da condução e até calcula o tempo que vai levar até chegar na escola. Sabendo disso, a Educação reuniu uma série de atividades que aproxima estudantes da Matemática. A ideia é aproveitar situações simples como ir à feira, preparar almoço ou mesmo assistir a um filme e ao futebol para aprender mais sobre a disciplina.

Feira e supermercado

Na hora de ir ao mercado ou à feira livre leve junto caderno e lápis. A ideia é que eles façam anotações e ajudem a comparar os preços dos produtos. O ambiente também é ideal para ensinar a leitura de quilogramas, litros e metros. Deixei que a criança veja o resultado na balança, por exemplo. No caixa, se o pagamento for em dinheiro, peça para conferir o troco.

Cinema e música

Alguns filmes também trazem a Matemática como tema central. É o caso de Mentes que Brilham, A Corrente do Bem e Uma Mente Brilhante. Esse último narra a vida do famoso matemático John Forbes Nash. A disciplina também foi citada em música: Aula de Matemática, de Tom Jobim e Os Números, de Raul Seixas.

Esportes

Para quem curte esporte, o futebol (e a Copa do Mundo) é uma ótima fonte de aprendizado da Matemática. Sugira uma pesquisa sobre as dimensões da área do campo, a velocidade da bola, os quilômetros percorridos por cada time, a capacidade limite das arquibancadas, entre outros pontos.

Cozinha

Se a criança gosta de se aventurar na cozinha, a dica é colocar a mão na massa. Para não errar e fazer uma receita deliciosa, explique a importância das frações e medidas. Outra ideia é conduzir a leitura dos rótulos e checar a quantidade (em porcentagem) de sódio, açúcar, calorias, gordura e por aí vai.