As férias escolas estão chegando e, com tempo de sobra, ler um bom livro é essencial. A Educação listou cinco dicas de literatura infantil que você não pode perder por nada. Confira as sugestões:
Menina bonita do laço de fita (Ana Maria Machado)
Uma menina linda, que mais parecia uma princesa das terras da África, desperta a admiração de um coelho branquinho. Ele quer ser pretinho como ela. Mas, para isso, terá de descobrir qual é o segredo da garota.
Malala, a Menina que Queria Ir para a Escola (Adriana Carranca)
A história da paquistanesa Malala Yousafzai que quase perdeu a vida por querer ir para a escola se espalhou pelo mundo com sua autobiografia. A jornalista Adriana Carranca visitou o vale do Swat dias depois do atentado e conta tudo o que viu por lá.
Ou Isto ou Aquilo (Cecília Meireles)
Um clássico da literatura infantil! A trivialidade da temática escolhida por Cecília faz com que a obra seja sempre atual. A sutileza da sonoridade cativa os pequenos desde o primeiro verso.
O rei de Quase-Tudo (Eliardo França)
A história de um rei que queria ter tudo ajuda a trabalhar temas universais como paz, solidariedade e generosidade. A obra traz ainda belas aquarelas que despertam o imaginário infantil.
Historietas assombradas (para crianças malcriadas) (Victor Hugo Borges)
Inspirado em Neil Gaiman e Tim Burton, as histórias assombradas ganham vida e misturam monstros com personagens da cultura popular.
A leitura é incentivada dentro e fora das escolas na rede estadual. Nas classes de Anos Iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental, o acervo com livros, revistas e gibis fica na própria sala de aula e é livre a qualquer hora. Os professores também adotam como práticas a contação de histórias, o teatro com fantoches e até uma ‘sacola viajante’. O intuito dessas ações é ampliar a imaginação e formar um novo público leitor.