• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 03/03/2017
Pais e Alunos

Cinco museus para visitar e ampliar a bagagem cultural dos alunos

Estudantes e professores da rede estadual de São Paulo têm desconto na entrada

Além de livros e aulas, os museus também podem auxiliar professores e alunos na aprendizagem. Só na capital paulista são mais de 70 espalhados com programação diversificada e aberta a todos os públicos. As opções incluem ciência, arqueologia, cultura afro e até futebol. Outra boa notícia é que parte das instituições abrem aos fins de semana e oferecem descontos a estudantes e professores da rede estadual.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A Educação selecionou algumas opções que podem deixar os passeios pela cidade mais divertidos e instrutivos:

Museu do futebol
O Estádio do Pacaembu, além de ser um dos locais mais tradicionais de São Paulo, é também a casa do Museu do Futebol: um espaço cheio de recursos dinâmicos, que apresenta a história do futebol brasileiro, suas principais conquistas e craques como Pelé, Sócrates, Romário, Falcão e outros.

Museu da Imigração
A antiga hospedaria dos imigrantes, localizada na Mooca, se transformou no Museu dos Imigrantes e conserva viva a memória e lembrança de milhares de estrangeiros que vieram ao Brasil e trabalharam na construção do país. No site da instituição, também é possível fazer um tour virtual pelo espaço.

Museu Afro Brasil
Com sede no Parque do Ibirapuera, o museu busca preservar o patrimônio cultural do negro no Brasil, com ajuda da memória, arte brasileira e africana e a participação na formação da cultura local. Além disso, também promove atividades culturais ao longo do ano. É possível conferir itens no acervo digital da instituição.

MAM – Arte Moderna
Uma das instituições culturais mais importantes do Brasil, o MAM abriga mais de 5 mil obras modernistas. Fundado em 1948, o museu está localizado no Parque do Ibirapuera e conta com obras de artistas como Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti e Pablo Picasso.

Museu da Casa Brasileira
Interessado em arquitetura e design? O museu, localizado em uma mansão da década de 40, possui um acervo de móveis e artes a partir do século XVII. Além da coleção permanente, os visitantes têm acesso a uma agenda cultural para a discussão dos temas.