quinta-feira, 02/09/2021
Ensino Médio

5ª edição da Feira de Profissões da Unesp acontece online em 11 e 12 de setembro

Mutirão de palestras e estandes virtuais gratuitos promove fomento acadêmico à alunos; expectativa é de mil participantes

Nos dias 11 e 12 de setembro, acontece a 5 ª edição da Feira de Profissões da UNESP (Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”), voltada para o incentivo ao ensino superior entre os estudantes. Organizado pela Liga Interuniveristária de Esportes Universitários da UNESP (L.I.E.U.), com apoio da VUNESP, Numis, e outras parcerias externas, o evento promove um mutirão virtual de palestras e estandes gratuitos destinados ao fomento acadêmico.

Na Feira serão apresentados cerca de 38 cursos universitários, dentre as três áreas acadêmicas (biológicas, exatas e humanas), para alunos que estão na fase pré-vestibular – 3ª série do ensino médio (EM) – de todo o estado de São Paulo. A expectativa é de alcançar até mil participantes de toda a rede de ensino, que estejam no momento de definição da próxima etapa educacional: a graduação.

“Enquanto comissão organizadora, nós sempre buscamos realizar a melhor Feira possível. Este ano, com uma proposta diferente nos horários, nós esperamos alcançar estudantes que possuem dúvidas sobre a Unesp, seus cursos, sanando questões e aproximando ainda mais estudantes da universidade”, reforça a presidenta da Comissão Sócio Cultural da L.I.E.U, Rafaella Holouka, organizadora do evento e articuladora das instituições participantes.

Em acordo aos protocolos sanitários de prevenção contra a Covid-19, todas as atividades do evento serão inteiramente online, como a edição de 2020, e contará com representantes dos 24 campi da universidade paulista. As inscrições seguem abertas até o dia do evento e podem ser feitas no site oficial da Feira: https://feiraunesp.wixsite.com/feiraonline

Programação:

Palestras

São 20 palestras oferecidas, com aproximadamente 65 palestrantes, sendo: 12 palestras com duração de 1h e 8 palestras de 1h30 ao longo dos dois dias. Cada uma delas trará ou profissional da área ou aluno graduando, com o objetivo de compartilhar as diversas expectativas da área, curso e mercado de trabalho.

Todas acontecerão pela plataforma de vídeochamada Zoom, com horários e datas pré estabelecidos, para que os estudantes possam se organizar em participar do maior número de conferências e permear a gama de relatos oferecidos.

Estandes

Serão 24 estandes a cada dia de evento, organizados em grupos de campi por período, das 10h às 12 e das 14h às 17h em ambos os dias. Essas atrações acontecem através do Gather, com uma rotatividade dos campi por dia.

Logo, no sábado de manhã e no domingo à tarde haverá o 1º grupo de estandes (composto por 12 campi da UNESP). Já o grupo 2 (composto pelos outros 12 campi da UNESP) ficará nos estandes no sábado à tarde e domingo de manhã.