• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 11/09/2008
Últimas Notícias

60 mil alunos concorrem à chance de conhecer a princesa de Mônaco

Balanço da Secretaria de Estado da Educação aponta que 60 mil alunos da 4ª série do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino estão concorrendo a uma vaga para conhecer […]

Balanço da Secretaria de Estado da Educação aponta que 60 mil alunos da 4ª série do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino estão concorrendo a uma vaga para conhecer o principado de Mônaco, na Europa, e a princesa mais famosa da atualidade, Stéphanie Marie Elisabeth, além de sua família real. Este estudante será jurado do Festival Internacional do Circo, o maior do mundo, no primeiro trimestre de 2009.

A seleção faz parte de parceria entre a Secretaria e o Consulado de Mônaco. Entre os jurados do festival estarão alunos de seis países, incluindo o estudante paulista da 4ª série do Fundamental A seleção acontecerá por meio de desenhos relacionados ao universo circense. Os cerca de 60 mil alunos participantes do processo de escolha do representante brasileiro produzirão desenhos com o tema “Respeitável Público: O Grande Circo do Brasil apresenta…”.

“Trata-se de oportunidade única. Será uma viagem inesquecível ao vencedor. Mas o mais importante é incentivar o conhecimento na rede. Já são 60 mil alunos que se interessam por Mônaco e por circo”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Os candidatos da rede estadual paulista são alunos da 4ª série do ensino fundamental de 493 escolas estaduais da Capital, Grande São Paulo e interior do Estado. A maior parte das adesões aconteceu entre os alunos de escolas do interior de São Paulo: cerca de 35,5 mil alunos de 295 unidades escolares. A capital e a Grande São Paulo estão representadas por cerca de 24,5 mil estudantes de 198 escolas.

No final de setembro os 60 mil desenhos passarão por seleção nas 91 Diretorias de Ensino da Secretaria. Cada Diretoria deve selecionar os três melhores desenhos para a seletiva estadual. No início de outubro a Secretaria de Estado da Educação irá escolher os 50 melhores trabalhos, que serão enviados a Mônaco no final do mês. A escolha do representante brasileiro no júri será feita pela comissão julgadora de Mônaco. O nome do vencedor deve ser anunciado até o final do próximo mês de novembro.

O aluno que tiver seu desenho escolhido irá ao Principado de Mônaco acompanhado por um responsável e um professor. Todas as despesas serão custeadas pela organização do festival. Além de ficar ao lado da princesa no camarote real durante o festival, o representante do ensino público do Estado irá sobrevoar o principado e também será recebido pela princesa para um jantar no Palácio Real.