• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 17/07/2019
Agenda do secretário

6º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista discute tendências educacionais

Evento contou com a presença de Haroldo Rocha, secretário executivo da Secretaria da Educação

Acontece até esta sexta-feira (19) a 6º edição do Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista, iniciativa do movimento Todos Pela Educação que tem como intuito formar redes locais de educação, com foco no aprendizado dos alunos dos municípios da região, que por terem características sociais e econômicas semelhantes, possuem desafios e interesses em comum.

O secretário executivo da Educação, Haroldo Rocha, participou da mesa de abertura em Votuporanga, que também teve a presença de Leandro Damy, presidente da FDE, e de Marcelo Batista, Secretário da Educação do município. Haroldo definiu como principal objetivo a retomada do desempenho escolar de São Paulo. “Nosso estado é a locomotiva do país e responde por quase 30% da economia brasileira. Isso deve se refletir na educação, nos índices do Ideb e de outros indicadores. O foco de nossa gestão, a exemplo do Inova Educação, é retomar esse desempenho com foco na aprendizagem dos jogos”, pontua.

O Congresso discute, entre vários temas, modelos de educação que visam formar o ser humano em sua totalidade para a realidade do século XXI, na qual a tecnologia desempenha um papel fundamental na sociedade e novas formas de organização econômica e social brotam como respostas às demandas de outras gerações.

Um dos pontos de maior atenção é o desenvolvimento de competências sociemocionais. Tão importantes quanto os conteúdos específicos das diferentes áreas do conhecimento, elas agrupam diversas habilidades que o indivíduo desenvolve para lidar com as próprias emoções, conseguindo gerenciá-las, alcançar objetivos, lidar com frustrações, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, ter domínio de ações comunicativas e colaborativas, tomar decisões de maneira responsável, entre outras.

O fortalecimento de competências socioemocionais ajuda ao indivíduo a ter todos os tipos de competências e produz cidadãos mais conscientes de si e do mundo, reflete Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna e parceria da Educação.

Após a participação na mesa de abertura, o secretário Haroldo Rocha visitou duas unidades da rede estadual: a Escola Estadual Professor Cícero Barbosa Lima Jr e a Escola Estadual Professora Esmeralda Sanches da Rocha, ambas em Votuporanga.

O congresso acontece até esta sexta-feira, dia 19 de julho. A programação pode ser vista pelo site.