• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 14/11/2014
Sociedade

70% dos alunos alfabetizados mais cedo na rede estadual têm hábito de leitura frequente

Pesquisa feita com alunos do 2º ano do Fundamental revela que maioria participa de rodas de leitura

Nesta sexta-feira (15), Dia Nacional da Alfabetização, a Educação divulga os dados de uma pesquisa feita com alunos matriculados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, na fase de alfabetização. Na rede estadual paulista, 95% das crianças com até 7 anos já sabem ler e escrever – um ano mais cedo que o restante do País, que alfabetiza aos 8 anos. Além disso, a leitura já é um hábito recorrente para boa parte dos alunos do 2º ano.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

De acordo com o levantamento feito a partir do questionário do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo), quase 70% deles participam de rodas de leitura nas unidades de ensino. Outros 65% afirmam que frequentam a biblioteca e ali fazem alguma atividade. Para garantir o acesso, a Educação renova anualmente o acervo do projeto “Livros na Sala de Aula”. Só neste ano, foram entregues novos 4,6 milhões de títulos.  

A pesquisa revelou ainda um outro dado animador: metade dos estudantes do 2º ano escrevem para o livro de histórias, poesia, jornal ou revista de sua classe. A participação aumenta a cada fase escolar. No 5º ano, por exemplo, a adesão é de 73% dos alunos. As atividades culturais também foram avaliadas e são importantes para ampliar a repertório intelectual dos pequenos. Cerca de 75% dizem visitar teatro, museus e Bienal do Livro em excursões promovidas pela escola.

“O principal objetivo da Secretaria é garantir que os estudantes, ao longo dos cinco primeiros anos de estudo, tornem-se capazes de integrar a comunidade de leitores. Afinal, a leitura ajuda no desenvolvimento emocional e na capacidade de expressar melhor as ideias, e também contribui para o aprendizado”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Tempo integral para anos iniciais

A partir de 2015, os alunos e professores do ciclo de alfabetização da Secretaria da Educação também serão contemplados com um novo modelo de escola de tempo integral. No ano que vem, 17 escolas estaduais já atenderão a cerca de 5 mil estudantes com uma jornada estendida de até 8 horas e meia.

O atendimento em tempo integral entre o 1º e 5º ano tem como principal meta o aprendizado focado no estímulo e controle emocional. Além das aulas que fazem parte da base nacional comum, serão introduzidas disciplinas como Linguagens Artísticas, Práticas Laboratoriais, Cultura do Movimento e Língua Estrangeira Moderna (inglês).

Concurso

A Educação vai contratar mais 5.734 professores que atuarão nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que têm como foco principal a alfabetização dos estudantes. As provas do certame acontecerão no dia 30 de novembro, com 77.828 candidatos às vagas.