segunda-feira, 22/06/2009

70% dos municípios de SP desejam participar do Saresp 2009

80 escolas particulares também manifestaram interesse em aderir à avaliação estadual Alunos da rede municipal de 70% das cidades do Estado devem participar da edição de 2009 do Saresp (Sistema […]

Alunos da rede municipal de 70% das cidades do Estado devem participar da edição de 2009 do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar). Os dados fazem parte de um levantamento finalizado nesta segunda-feira (22/6) pela Secretaria de Estado da Educação, órgão responsável pela avaliação. De acordo com o balanço, até a última quinta-feira (18/6) 454 cidades paulistas manifestaram interesse em aderirem ao Saresp.

A Secretaria vai arcar com todos os custos da aplicação das provas para os estudantes da rede municipal. O estudo mostra também que 80 escolas privadas também manifestaram interesse de que seus alunos sejam avaliados pelo Saresp.

“As redes municiais e particulares estão interessadas em participar da maior avaliação educacional do Estado. Isso mostra a importância do Saresp na busca pela melhoria da qualidade do ensino”, disse o secretário de estado da Educação, Paulo Renato Souza.

Inscrição

O prazo para adesão termina no próximo dia 30 de junho e até 15 de julho é necessário enviar o termo preenchido, pelos Correios, para a FDE (Fundação para o Desenvolvimento para a Educação), conforme orientações no site (http://saresp2009.edunet.sp.gov.br) da Secretaria.

O material ainda traz a resolução e o decreto sobre a avaliação, além de informações e a documentação que as redes (municipais e particulares) devem apresentar.

As provas acontecem entre os dias 10 e 12 de novembro. O resultado da avaliação tem implicação direta no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo), utilizado para calcular o bônus pago aos professores da rede (veja relação dos municípios no quadro abaixo).

Saresp

O Saresp é aplicado aos alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, em escolas com ciclo de oito anos, e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Para as unidades que já implantaram o regime de nove anos no Ensino Fundamental, o exame é destinado aos matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos.

As disciplinas avaliadas no Saresp são língua portuguesa, matemática e ciências humanas, além de redação. A aplicação das disciplinas acontecerá de acordo com a série.

Só na rede estadual, o Saresp deve atingir cerca de 2 milhões de alunos em 5.300 escolas.