segunda-feira, 03/04/2017
Conselho de Escola

8 em 10 ouvidos em enquete da Educação acreditam no diálogo e participação para uma escola melhor

Questionário inédito lançado pela Secretaria foi respondido por cerca de 500 mil pessoas

Mais de 80% dos participantes do questionário lançado pela Secretaria da Educação de São Paulo acredita no diálogo e na participação de todos para melhorar a escola. A enquete, inédita na rede estadual e aberta entre novembro e dezembro de 2016, ouviu quase meio milhão de estudantes, professores, famílias e servidores de todo o Estado. Dos respondentes, a maioria é formada por alunos do Ensino Fundamental e Médio (71%). Os resultados já estão disponíveis para consulta das unidades de ensino.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Elaborado em parceria com o Instituto Inspirare após escuta com mais de 2,7 mil representantes da comunidade escolar, o questionário faz parte de um projeto extenso da Educação que visa modernizar a legislação das três principais instâncias democráticas da rede: Grêmio Estudantil, Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres (APM). A proposta é que as informações extraídas dessa fase diagnóstica sirvam de referência para encontros locais previstos para maio e, regional, no segundo semestre.

Gestão democrática melhora aprendizagem dos alunos

De acordo com o levantamento, mais da metade (61%) dos participantes creditam à gestão democrática a melhora da aprendizagem dos alunos, enquanto 60% apontam a garantia da inclusão e o respeito às diferenças entre as pessoas. Na avaliação sobre o Conselho Escolar, 53% disseram que existe, funciona e representa a comunidade. Outros 58% afirmaram que os grêmios e os representantes de classe são convidados e participam das reuniões.

O espaço ocupado pelos grêmios também estava entre os itens da pesquisa. Segundo os ouvintes, 49% indicaram que os colegiados foram criados por iniciativa dos alunos. Além disso, 45% revelaram que a APM é valorizada pela comunidade e representa as famílias e professores. Na opinião de 43% dos participantes, as associações de pais e mestres têm um plano de trabalho claro e é discutido com a comunidade. Mais: 38% esclareceram que há troca de informações entre a APM, Grêmio e Conselho.