• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 05/01/2015
Boas Práticas

“A cada dia eles dão um novo passo”, diz professora responsável por sala de recursos

A educadora usou as atividades lúdicas para trabalhar os valores emocionais dos alunos da escola

Em Ribeirão Preto, no interior do estado, a professora Daiana Cristina de Souza responsável pela sala de recursos da E.E. Professor Herminia Gugliano transformou a forma de perceber o mundo de cinco alunos com deficiência mental matriculados na escola.

“A cada dia eles dão um novo passo. A cada dia consigo perceber como estão se desenvolvendo”, diz a educadora que desenvolveu dois projetos para trabalhar por meio de jogos lúdicos e divertidos, valores como respeito, amizade e amor.

“Além do desenvolvimento pedagógico, consigo trabalhar o emocional dos alunos nas próprias brincadeiras. Tudo o que eu posso trabalhar de concreto onde eles podem estar visualizando, pegando e explorando é melhor para o desenvolvimento deles”, conta Daiana.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As salas de recursos estão presentes nas mais de cinco mil escolas da rede estadual . O espaço atende estudantes com deficiência auditiva, física, intelectual, visual e transtornos globais do desenvolvimento. Nesses casos, o estudante é matriculado em uma classe comum e utiliza a sala de recursos com professor especializado em outro período.

Para Daiana, o trabalho especializado é muito importante para o desenvolvimento do aluno. “No futuro, quero muitos que eles sejam cidadãos do bem, pessoas que saibam respeitar os outros, que saibam amar, que saibam perdoar, que saibam explorar as suas emoções e assumir quando erraram”, finaliza a educadora.