terça-feira, 10/02/2004

A grande festa da educação

Neste começo de ano letivo, gostaríamos de convidar a todos vocês, educadores, alunos, pais, funcionários da escola e a comunidade, de forma geral, para a grande festa da educação. Hoje, […]

Neste começo de ano letivo, gostaríamos de convidar a todos vocês, educadores, alunos, pais, funcionários da escola e a comunidade, de forma geral, para a grande festa da educação. Hoje, cerca de seis milhões de alunos da rede estadual de ensino de São Paulo voltarão às aulas. São crianças e jovens, meninos e meninas, rapazes e moças que irão atravessar os portões de nossas milhares de unidades educacionais em direção ao futuro, à cidadania. São eles os portadores de uma energia que transforma, renova e multiplica esperanças. São eles os aprendizes que nos contagiam com a sua alegria de viver e o seu espírito inquieto, sedento de novidades e de beleza.

Temos muito a aprender com eles. E muito a ensinar também. Salas de aula, pátios e laboratórios passam a ser lugares sagrados quando destinados à transmissão, à aquisição e à troca contínua de saberes. A escola é um espaço imprescindível à sociedade porque favorece a discussão, o debate, a reflexão, o diálogo, o despertar de talentos, potenciais, competências. A escola é, ainda, a representação do tempo em seu estado mais indivisível, porque é nela que aprendemos a lançar olhares atentos sobre o passado, o presente e o futuro.

Nesse sentido, nós, da Secretaria de Estado da Educação, queremos transformar a escola em um ambiente acolhedor, capaz de receber um número cada vez maior de pessoas, capacitando-as para a cidadania e para o pleno exercício de seus direitos e deveres. É esse o objetivo do Programa Escola da Família. E é essa a meta principal de todas as nossas ações e projetos. A volta às aulas é, portanto, um momento mais do que propício para reafirmarmos nosso compromisso de prosseguir trabalhando, de forma incansável, na execução das ações, projetos e programas que garantirão a implementação da escola dos nossos sonhos. Sabemos que a estrada é repleta de desafios, mas estamos confiantes, na medida em que temos a certeza de poder contar com nossos educadores, educandos, parceiros, amigos, companheiros de jornada que caminham ao nosso lado rumo à nova história da Educação Paulista.

Um excelente ano letivo para todos e o nosso muito obrigado!

Atenciosamente,

Gabriel Chalita