• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 22/10/2002
Últimas Notícias

A influência da comunidade na escola é tema da IV Teleconferência da Secretaria de Estado da Educação

Contadores de histórias que alimentam os sonhos de crianças e adultos nos asilos, creches e instituições da comunidade. Poetas – crianças que editaram seu primeiro livro aos 10 anos. Filhos […]

Contadores de histórias que alimentam os sonhos de crianças e adultos nos asilos, creches e instituições da comunidade. Poetas – crianças que editaram seu primeiro livro aos 10 anos. Filhos que dão aulas de sexualidade aos seus pais. Tudo isso vai acontecer e ser discutido na IV teleconferência sobre o tema: “Escola: onde nasce a Cidadania”, a ser realizada amanhã, quarta-feira dia 23 de outubro, das 10 às 12 horas, na TV Cultura.

O objetivo é demonstrar projetos realizados nas escolas em parceria com a comunidade que incentivem a literatura, a arte, a cultura, cuidados com o corpo, esporte e saúde. A intenção é estimular a convivência produtiva e a construção do exercício da cidadania.

Na teleconferência estarão presentes o Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Prof. Gabriel Chalita; o Padre Rosalvino; além especialistas no assunto, alunos, educadores e diretores da rede estadual de ensino.

Durante a teleconferência, serão apresentadas experiências de escolas que apostaram na parceria com a comunidade. É o caso da EE. Profª Ruth Cabral Troncarelli. A diretora, profª Beatriz Oliveira, está satisfeita com os resultados. “Aqui na escola os pais são voluntários, conversam com os alunos que estão faltando, ajudam na manutenção da horta, trazem os filhos nos finais de semana para as atividades esportivas e culturais”, conclui Beatriz.

Este é mais um canal de intercâmbio para integrar as ações da rede pública de ensino. Para a profª Darlei Mandorino Martins, da EE. Buenos Aires, em Santana, a teleconferência está ajudando a diminuir as angústias do professor. “Hoje este canal de comunicação está servindo como ferramenta para lidar com problemas e reforçar o ensino-aprendizagem. Na prática, nós lembramos dos exemplos mostrados e aplicamos em sala de aula”, conclui a professora.

Outra educadora que acompanhou as três primeiras teleconferências, a profª Vanda Silveira, da EE. Zuleika de Barros, partilha da mesma opinião. ” Antes nós detectávamos os problemas e não sabíamos como saná-los. A teleconferência está abrindo horizontes, ensinando novas idéias por meio de projetos de outras escolas. O que me chamou muita atenção em uma das teleconferências, é que alunos de uma escola produziram um livro para aprender melhor a interpretação de texto”, afirma Vanda.

Resultados Positivos

A primeira teleconferência em 18 de junho sobre o tema “Vulnerabilidade do Adolescente”, debateu a realidade da juventude e os desafios enfrentados hoje na educação dos jovens pelos educadores, pais e comunidade. O psiquiatra, Içami Tiba, especialista convidado acredita na importância do educador como intermediário entre a casa e a adaptação social. “Costumam dizer que o adolescente é um “aborrecente”. Na verdade eles têm uma força de vida, tentam defender suas idéias. É preciso ouví-lo para compreendê-lo”, afirma Içami.

A segunda teleconferência aconteceu no dia 18 de agosto e discutiu o tema “Professores e alunos: encontros, histórias, perspectivas…”, destacando a influência dos fatos ocorridos no mundo, na escola e com o aluno. A profª de Filosofia da Pontifícia Católica (PUC) ,Teresinha Rios, foi a convidada. ” É importante conhecer que sabor e saber têm a mesma raiz, a mesma origem, portanto, é importante que o saber tenha sabor”, conclui Rios.

A terceira teleconferência, ocorrida em 25 de setembro, foi sobre o tema “Desejos animados: uma rede de talentos”. O objetivo foi mostrar a importância do espaço escolar para o desenvolvimento de talentos. O profº Neir Martin da EE. Ruth Cabral Troncarelli, sabe que é importante incentivar os talentos na escola. ” Nós temos um grupo de alunos que toca peças clássicas no violino e são verdadeiros profissionais”, disse o professor.

As próximas teleconferências deste ano irão abordar os temas “Família, comunidade e escola: onde nasce e cresce a cidadania” e “Ética na sala de aula: construindo lugares e passos”.

Transmissão

A teleconferência será transmitida em canal aberto e os professores podem participar do programa nas escolas, através do e-mail educar@tvcultura.com.br, do telefone 3874-3308 e ainda pelo fax 3874-3311.

Para sintonizar é necessário seguir as seguintes normas técnicas: TPR/12 B 2, polarização vertical, freqüência 4190 mhz ou pela Banda L – canal 24 ou 25, na frequência 960 Mhz.

Data: 23 de outubro

Horário: 10 às 12 horas

Local: TV Cultura (Rua Cenno Sbrighi, 378, Barra Funda)